Encerrou nesta quarta-feira, 4, o segundo curso de oratória realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), que tem como objetivo de potencializar a oratória dos trabalhadores.
O curso contou com quatro encontros, em que os participantes trabalharam técnicas para quebrar barreiras e melhorar a expressão corporal e verbal. Participaram da turma cerca de 20 pessoas, entre eles, trabalhadores do SMetal, que atuam nos serviços prestados aos metalúrgicos.
Em uma das dinâmicas, por exemplo, os participantes tiveram que desenvolver uma proposta de governo municipal para Sorocaba, refletindo sobre os problemas da cidade e defendendo iniciativas que possam resolvê-las, inclusive com apresentação de candidatas à prefeitura, que foram avaliadas com notas por uma banca.
A formatura da turma foi realizada nesta quarta-feira, 3, e os próprios participantes do curso conduziram os discursos.
Aparecida de Fátima da Silva Souza, que trabalha no SMetal, conta que a experiência de participar do curso foi muito rica e indica que as pessoas que têm medo de falar em público realize cursos como este. “Eu uso muito a oratória para atender os associados ao Sindicato, ou quando recebemos convidados para reuniões”, conta.
Paulo Dias, ex-dirigente sindical dos metalúrgicos do ABC e ex-vereador, assessorou o curso e afirma que a proposta é realizar outros cursos como este.
“Esse curso é um curso básico de incentivo e motivação, com algumas técnicas de oratória e marketing pessoal”, conta Paulo.
Um dos idealizadores do projeto, o secretário de organização licenciado do SMetal, Izídio de Brito, explicou que a comunicação, nos dias atuais, é muito importante no mundo do trabalho, no comércio e no setor de serviços. “Este curso de oratória, tão bem ministrado pelo Paulo Dias, oferece métodos que mostram aos alunos a melhor forma de transmitir aquilo que eles estão fazendo.”
Ele também aconselhou aos presentes que se dediquem à leitura. Para Izídio, ler é essencial no processo de aprimoramento da oratória. “Há muita gente que não consegue se expressar e esta atividade promovida pelo SMetal é uma ferramenta importante para isso.”
Em abril, o SMetal formou uma turma de dirigentes sindicais no mesmo curso.