Busca
Saúde

UPH Zona Norte volta a atender pediatria nesta quarta

A Unidade Pré-hospitalar da Zona Norte da Avenida Itavuvu, volta a atender crianças nesta quarta, dia 1º de fevereiro. O serviço de urgências e emergências funcionará 24 horas, todos os dias da semana

Secom Sorocaba
Os plantões terão três médicos para o atendimento de crianças

Os plantões terão três médicos para o atendimento de crianças

A Unidade Pré-hospitalar da Zona Norte, localizada na Avenida Itavuvu, volta a atender crianças nesta quarta-feira. Suspenso há pouco mais de três anos, o serviço pediátrico de urgências e emergências será retomado às 7h deste dia 1º de fevereiro e funcionará 24 horas, todos os dias da semana. A medida é um compromisso da atual administração municipal com a população daquela região da cidade e marca a volta do atendimento pediátrico em todas as unidades de urgência e emergência de Sorocaba.

Os plantões terão três médicos para o atendimento de crianças além de suporte de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Por meio de processo seletivo a prefeitura contratou vinte médicos para esse serviço e também chamou enfermeiros aprovados em concurso para assumirem seus postos de trabalho. Outras medidas realizadas foram a adequação de escala para garantir as equipes de técnicos de enfermagem, reforço na recepção e ampliação da segurança.

Recursos materiais também foram providenciados, como a lista de medicamentos específicos da pediatria, mobiliário e materiais médicos próprios. Na estrutura, serão disponibilizados cinco leitos de observação para a pediatria, sendo que a UPH conta ainda com dois leitos de suporte para os casos de emergência.
Atualmente a UPH Zona Oeste (a maior da cidade) atende, em média, 300 crianças por dia e a expectativa para o novo serviço na UPH Zona Norte é de receber aproximadamente 180 pacientes diariamente. Casos que precisem de internação terão como referência o Hospital do Gpaci e o Hospital Santa Lucinda, exceto na área de ortopedia pediátrica, cuja referência é a Santa Casa. A destinação desses casos é feita pela Central de Regulação de Vagas, como já ocorre em outros serviços.

A volta da pediatria não promoverá nenhuma alteração aos atendimentos de adultos. Atualmente a UPH Zona Norte atende cerca de 450 a 500 adultos por dia.

tags
casa emergencia Gpaci hospital itavuvu Lucinda norte pediatria Pré-Hospitalar santa saúde unidades uph urgencia zona
VEJA
TAMBÉM