Busca
Ditadura civil e militar

UFSCar Sorocaba promove eventos que marcam os 50 anos do golpe

A programação tem início no próximo dia 17 com a exibição do documentário "Porque Lutamos", que conta a trajetória do estudante Alexandre Vannucchi Leme

Imprensa SMetal

“Os povos que não podem ou não querem confrontar-se com seu passado histórico estão fadados a repeti-lo”. Essa frase de Dom Paulo Evaristo Arns representa bem a luta pela verdade, memória e justiça daqueles que caminham contra o esquecimento das lutas travadas entre o golpe de 1964 e o fim da ditadura civil e militar em 1985.

Pela necessidade de se contar e lembrar a história a partir de quem a viveu a UFSCar Sorocaba promove o Ciclo de Atividades ’50 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil’, uma realização do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) do Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Sorocaba.

Atividades

No dia 17 de março – data em que se completam 41 anos da morte do estudante sorocabano Alexandre Vannucchi Leme – o Cineclube Sinergia exibe, às 17h, com mediação da professora Dulce Ferreira, o documentário “Porque Lutamos! Resistência à ditadura militar”, com a presença da pesquisadora Fernanda Ikedo, diretora do documentário.

No dia 31 de março, das 19h às 22h, com mediação da professora Kelen Leite, acontece, no auditório Atlab, a mesa de debates “O Golpe: conjuntura e decorrências”, com três professores da UFSCar que viveram o Golpe vão relatar suas experiências e análises. São eles: Marly de Almeida Gomes Vianna, Ramón Peña Castro e Wolfgang Leo Maar.

Também no auditório Atlab do campus Sorocaba acontece no dia 1º de abril, a mesa de debates “Memória e Verdade”, com professor de filosofia Daniel Lopes, que teve a iniciativa de formar a Comissão Municipal da Verdade e o professor de história Miguel Trujilo, que foi preso e torturado na década de 70. A medição fica por conta da professora Carla Carrochano.

No dia 14 de abril, das 18h às 19h, será promovido o Sarau da Dita: poemas e canções da Ditadura, mediado por Geraldo Tadeu de Souza. O local ainda será definido.

De 22 a 29 de abril, no Atlab, será realizada a Exposição Interativa: a ação da ditadura em Sorocaba e Região, mediada pelo discente Carlos Eduardo Silva.

A UFScar Sorocaba fica na rodo via João Leme Santos, KM 110, no bairro Itinga.

Mais informações

http://50anosdogolpe.blogspot.com.br/p/organizacao.html

tags
50 anos Alexandre campus sorocaba golpe ufscar vannucchi leme
VEJA
TAMBÉM