Busca
Busca
Jurídico SMetal

Trabalhador da Jaraguá é reintegrado com base na Convenção Coletiva

O metalúrgico teve parte do dedo amputado em acidente com uma serra durante o trabalho, em 2017, e foi demitido em 2019; reintegração ocorreu nesta segunda, 13, após ação movida pelo jurídico do SMetal.

Imprensa SMetal
Foguinho/Arquivo Imprensa SMetal
A Jaraguá fica na zona industrial de Sorocaba e fabrica equipamentos pesados

A Jaraguá fica na zona industrial de Sorocaba e fabrica equipamentos pesados

O metalúrgico Adauto Ribeiro dos Santos foi reintegrado ao trabalho na Jaraguá, em Sorocaba, na última segunda-feira, dia 13 de julho, após despacho com concessão de tutela de urgência em ação movida pelo departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A decisão é liminar e o processo continua sua tramitação normalmente.

Adauto trabalhava na empresa deste agosto de 2012 e, em abril de 2017, sofreu um acidente de trabalho quando operava uma serra. O metalúrgico teve amputada parte de um dedo, o que causou uma redução na capacidade para o trabalho.

Além disso, Adauto adquiriu uma doença na coluna devido à função que executava na empresa. Em novembro de 2019, ele foi demitido da Jaraguá e o Sindicato dos Metalúrgicos entrou com o processo para a reintegração do trabalhador.

A decisão foi proferida pela 2ª Vara do Trabalho de Sorocaba no final do mês de junho de 2020. “O juiz reconheceu que diante do acidente ocorrido com o trabalhador e das provas apresentadas na ação, Adalto deveria ser reintegrado imediatamente ao trabalho e realocado no plano de saúde da empresa”, explica a advogada do SMetal, Érika Mendes.

Adauto foi reintegrado com base na cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que garante estabilidade ao metalúrgico portador de doença ocupacional e/ou com lesão após acidente de trabalho até a aposentadoria.

tags
Acidente adalto coletiva convenção dedo erika grupo 2 jaraguá jurídico metalúrgico reintegração sindicato SMETAL Sorocaba trabalho
VEJA
TAMBÉM