Busca
Busca
Assembleia online

Suspensão de contrato com garantia de salário é aprovada na NAL

Acordo tem prazo de 60 dias e foi aprovado por 98,74% dos votos. Além dos salários, prevê manutenção de benefícios, como convênio médico e vale alimentação, e estabilidade por 90 dias no emprego

Imprensa SMetal
Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal

Com 98,74% dos votos favoráveis, os trabalhadores da autopeça NAL do Brasil, em Sorocaba, aprovaram acordo de suspensão do contrato de trabalho por 60 dias. A proposta foi negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e prevê a manutenção do salário, benefícios e estabilidade no emprego por pelo menos 90 dias.

Dos 336 trabalhadores votantes, 317 (94,35%) participaram da assembleia online para votação do acordo, disponibilizada no Portal SMetal entre os dias 20 e 21 de abril. Desses, 313 (98,74%) foram favoráveis, 2 (0,63%) contrários e 2 (0,63%) preferiram se abster.

O secretário-geral do Sindicato, Silvio Ferreira, explica que a entidade tem negociado propostas conforme a realidade da categoria, para que os trabalhadores sejam beneficiados com o salário total ou o mais próximo desse valor. “Nosso objetivo é garantir melhores condições do que as previstas na MP 936, garantindo a renda dos trabalhadores durante a pandemia do coronovírus, além da manutenção de alguns benefícios, como vale alimentação e convênio médico”, afirma.

Para isso, a empresa vai utilizar de valores liberados pelo governo e complementar os salários com dinheiro próprio, garantindo a segurança dos trabalhadores – que continuarão em isolamento social – com o mínimo de perdas salariais.

Silvio lembra que a negociação da NAL foi a última realizada pelo dirigente sindical João Farani, que faleceu no domingo, 19, por suspeita de infecção do novo coronovírus. “Como em tudo que ele acreditava, Farani não mediu esforços para trazer melhores medidas possíveis aos funcionários da fábrica. Era uma pessoa íntegra e engajada na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores há anos e tinha um contato muito próximo com a categoria. Fará muita falta”, lamenta.

Assembleia online

Para que os trabalhadores possam aprovar ou reprovar acordos coletivos negociados pelo Sindicato neste período de isolamento social, em parceria com a Pandora Soluções, o SMetal criou uma ferramenta de assembleia online, com acesso exclusivo dos trabalhadores e trabalhadoras de determinada empresa.

A ferramenta de votação online faz uso de conexão segura e criptografada. Ela foi criada para garantir que a empresa nem o Sindicato tenham acesso à escolha do trabalhador, apenas a quantidade de votos favoráveis ou não ao acordo.

tags
acordo aprovado Benefício Brasil contrato coronavirus estabilidade nal salário sindicato SMETAL suspensao trabalho Votação
VEJA
TAMBÉM