Busca
Educação

Sorocaba não tem mais vaga disponível no Fies

Site do MEC traz a informação de que limite de financiamento à instituição selecionada está "esgotado"

Jornal Cruzeiro do Sul/Larissa Pessoa - programa de estágio
EMÍDIO MARQUES / ARQUIVO JCS (5/8/2008)

PUC-SP informa que auxilia estudante para não ser prejudicado e que está contestando judicialmente as novas regras do Fies

A uma semana do fim do prazo de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Sorocaba não tem mais nenhuma vaga disponível nas 15 instituições de ensino superior que participam do programa. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) orienta que o estudante interessado em financiar o curso através do Fies consulte anteriormente o link http://sisfiesal uno.mec.gov.br/ selecao-cursos para saber se há disponibilidade. Em todo o Brasil, já houve aproximadamente 242 mil novos contratos assinados em 2015, porém o número de inscrições de Sorocaba será divulgado apenas após o fim do prazo, que segue até o dia 30 deste mês.

Ao acessar o site, o estudante que pretende utilizar o Fies, tanto para bacharelado, licenciatura ou tecnológico, se depara com quase 200 opções de cursos nas instituições de ensino sorocabanas. Porém, ao selecionar qualquer item e confirmar, o candidato é surpreendido com a seguinte mensagem: “O limite de financiamento disponibilizado para esta Instituição de Ensino Superior (IES) está esgotado.”

A partir deste ano, o Fies passou a exigir mais qualidade dos cursos e, dessa forma, há atendimento pleno aos cursos nota 5 (nota máxima nas avaliações do Ministério da Educação – MEC). Com relação aos cursos notas 3 e 4, o órgão explica que são considerados alguns aspectos regionais, ou seja, cursos e localidades que historicamente foram menos atendidos terão prioridade. “Para resumir, as requisições de novas inscrições são liberadas por instituição de ensino e por curso, em ordem cronológica, ressalvados os critérios de qualidade, distribuição regional e disponibilidade de recursos”, divulgou a assessoria de imprensa do FNDE.

Segundo o MEC, é vedado o benefício simultâneo de financiamento com recursos do Fies e de bolsa do ProUni, salvo quando se tratar de bolsa parcial e ambos os benefícios se destinarem ao mesmo curso na mesma instituição. Também passou a ser exigido, desde 30 de março, que os alunos que queiram se inscrever no Fies tenham nota mínima de 450 pontos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que não tenha zerado a redação, mas alerta que há exceções. “Estão isentos deste quesito os estudantes que forem professores permanentes da rede pública de ensino básico e regularmente matriculados em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia.”

Decepção

Mikaele Rodrigues Cassiano, 19, e Tamyris Cristina Ozawa, 24, fazem parte dos estudantes que realizaram o Enem e também o vestibular da Universidade Paulista – Campus Sorocaba (Unip) contando com o Fies para ingressar no curso de bacharelado em enfermagem. Porém, até agora, não conseguiram o financiamento. “Eu atingi a média exigida no Enem, na Unip me falam que ainda há vagas, mas no SisFies mostra que o curso está indisponível”, relata Mikaele, que reside em Capela do Alto. Já Tamyris conta que tem frequentado as aulas, mas teme precisar trancar o curso por não ter condições de arcar com as mensalidades. “Estou desempregada, só meu marido trabalha e eu tenho dois filhos. Não posso pagar agora.”

Outra estudante que enfrenta problemas para realizar as inscrições do Fies é Larissa Venâncio Rossi, 18, que cursa o primeiro semestre do curso de jornalismo na Universidade de Sorocaba (Uniso). “Estou tentando utilizar o financiamento desde fevereiro, mas sempre aparece a mensagem de que o limite de vagas foi excedido.” Larissa relata que já arcou com quatro mensalidades do curso e já conta com a despesa para o próximo mês. “Comecei o curso contando com o Fies, mas agora não quero desistir e por isso comecei a revender cosméticos,” explica.

Silêncio predomina

O Cruzeiro do Sul contatou na quarta-feira (22) algumas das instituições de ensino que aderem ao Fies, entre elas a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), a Unip e a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), para comentarem o problema, porém apenas a PUC se manifestou até o fechamento desta reportagem, na noite de ontem. A Anhanguera Sorocaba limitou-se a informar apenas que faz parte dos regulamentos da instituição não divulgar dados referentes aos alunos.

A PUC-SP informou que não há nenhuma intenção “até o momento” de suspensão do Fies pela instituição, para nenhum campus. No campus Sorocaba, informou que tinha 291 alunos com Fies em 2014 e, até a noite de ontem, possuía 208 aditamentos efetivados. A instituição informou ainda que no campus Sorocaba, 11 novos contratos efetivados até o momento. A PUC diz ainda que está buscando ajudar os estudantes para que eles não sejam prejudicados. A universidade explica que está contestando judicialmente as novas regras do Fies, diretamente e por meio de entidades representativas que contam com a PUC-SP entre os membros. Também está orientado os alunos que estão com dificuldades, atendendo individualmente cada caso e pedindo que eles enviem comprovantes de que tentaram fazer a inscrição e não conseguiram, com “print” da tela, além de sugerir que eles registrem suas demandas no próprio site do Fies. (Supervisão: Marcelo Andrade)

tags
Brasil Enem fies FNDE Fundo de Financiamento Estudantil Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação IES mec PUC Sorocaba Uniso Vaga Indisponivél
VEJA
TAMBÉM