Busca
redução de jornada

Sorocaba na luta pelas 40 horas

Mais de 4 mil trabalhadores sorocabanos, participaram, na manhã desta terça, 23, de um ato público em defesa da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais

Folha Metalúrgica
José Jesus Vicente
Pelo menos 4 mil operários de dezenas de fábricas participaram da manifestação na manhã do último dia 23

Pelo menos 4 mil operários de dezenas de fábricas participaram da manifestação na manhã do último dia 23

Mais de 4 mil trabalhadores sorocabanos, de diversas categorias profissionais, participaram, na manhã desta terça-feira, 23, de um ato público em defesa da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.

O ato, promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos e subsede regional da CUT, aconteceu entre 6h às 9h da manhã, em um terreno na zona industrial de Sorocaba, na avenida Independência, próximo à prefeitura de Sorocaba.

Não houve interrupção do trânsito, que apenas ficou mais lento em alguns momentos devido à fila de ônibus que paravam na avenida Independência para desembarque dos trabalhadores.

A proposta de emenda constitucional (PEC 231/95) que trata da redução da jornada tramita na Câmara dos Deputados há 14 anos. Em 2009 foi aprovado um relatório favorável à redução. O relator foi o deputado federal Vicentinho (PT). Porém, devido à resistência de deputados ligados à bancada patronal, ainda não há data para a proposta ser votada em plenário.

“O ato em Sorocaba mostrou que os trabalhadores locais exigem que a Câmara coloque em pauta e vote esse projeto que se arrasta naquela Casa há quase uma década e meia”, diz Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

tags
40 horas ato castelinho redução de jornada
VEJA
TAMBÉM