Busca
Brasília

SMetal se reúne com ministros para debater o fortalecimento da indústria

O presidente do SMetal, Leandro Soares, e representantes de sindicatos filiados à FEM-CUT se reuniram nesta terça-feira, 23, com ministros do governo Lula, para tratar de reivindicações da categoria

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Divulgação

Encontro dos sindicalistas com os ministros-chefes da secretaria geral da presidência, Márcio Macêdo, e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha / Foto: Divulgação

Fortalecer a indústria metalúrgica, gerando empregos de qualidade frente aos novos desafios tecnológicos. Esse foi um dos principais temas discutidos pela comitiva de representantes de sindicatos filiados à Federação Estadual de Metalúrgicos da CUT (FEM/CUT-SP), entre eles o presidente do Sindicato de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares, em reuniões com os ministros do Governo Federal, realizadas na última terça-feira, 23, em Brasília.

Durante extensa agenda, que durou o dia todo, os dirigentes e lideranças sindicais se reuniram com o ministros-chefes da secretaria geral da presidência da República, Márcio Macêdo, e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e também com os ministros das pastas do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Leandro Soares avalia a agenda como bastante positiva, especialmente porque os dirigentes puderam dialogar, expor as suas experiências e tratar da realidade de cada região com os representantes do Governo Lula. “Depois de seis anos de retrocessos, é muito gratificante termos um governo que ouve o seu povo. É fundamental que todos os setores da sociedade estejam representados nas ações governamentais e possam colaborar na construção de políticas que efetivamente melhorem a vida dos brasileiros”.

De acordo com o presidente da FEM/CUT-SP, Érick Silva, os metalúrgicos do Estado de São Paulo apresentaram algumas preocupações da categoria. Entre elas, a questão do fortalecimento da indústria e a importância da construção de uma política industrial robusta, que dê capacidade do Brasil retomar empregos de qualidade.

“O nosso principal desafio é o de retomar tudo o que foi perdido nas últimas décadas diante do desrespeito em relação às políticas de desenvolvimento industrial por parte dos governos estaduais, interligado ao desinteresse do governo Bolsonaro. E o Governo Federal pode contar com o apoio dos metalúrgicos do Estado de São Paulo nessa luta”, ressalta.

Durante a reunião com o ministro-chefe da secretaria geral da presidência, os dirigentes foram convidados a contribuírem na elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027 e na preparação da plenária estadual que irá debater o orçamento federal em São Paulo. O objetivo do PPA Participativo é que a sociedade auxilie na construção de metas, prioridades, diretrizes e programas de governo, nas mais diversas áreas.

Trabalho Precário e Qualificação

No encontro no Ministério do Trabalho, o presidente do SMetal, Leandro Soares, abordou a importância do fortalecimento das instâncias estaduais e municipais responsáveis pelo combate à precarização do mundo do trabalho. Outro ponto debatido foi referente a formação e qualificação da classe trabalhadora frente aos novos desafios tecnológicos.

“Estamos vivendo um momento no qual o mundo do trabalho está sofrendo diversas mudanças e é extremamente importante que os trabalhadores tenham a oportunidade de se qualificar para atender a essa nova demanda da indústria. Precisamos de empregos de qualidade, mas também que a classe trabalhadora esteja preparada para assumir essas novas ocupações”, assegura.

Divulgação

Reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho / Foto: Divulgação

Agricultura Familiar

O fortalecimento da agricultura familiar e a elaboração de políticas públicas de valorização do pequeno agricultor foi uma das reivindicações apresentadas pelo presidente do SMetal ao ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Além da indústria, grande parte das cidades da Região Metropolitana de Sorocaba tem a agricultura familiar como sua principal vocação econômica e, por isso, a relevância de debater o tema.

Na reunião, Leandro solicitou ainda ao ministro que seja feita uma força tarefa para retirar a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) do Programa Nacional de Desestatização, para que a companhia possa voltar a receber emenda parlamentar, além de recursos e programas do Governo Federal.

Na oportunidade, o presidente falou ainda sobre o trabalho do Banco de Alimentos de Sorocaba, uma organização não governamental com a finalidade diminuir o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, ajudar no combate à fome. A entidade foi criada em 2005, tem o SMetal como seu principal mantenedor e funciona no galpão da Ceagesp Sorocaba.

A agenda em Brasília continua nesta quarta-feira, dia 24. Todas as informações serão publicada nas redes sociais do Sindicato dos Metalúrgicos e no Portal SMetal.

Divulgação

Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, e Paulo Teixeira, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

tags
brasilia federal fem governo indústria leandro metalúrgico ministro reindustrialização sindicato SMETAL Sorocaba
VEJA
TAMBÉM