Busca
Cobrança na Justiça!

SMetal protocola pedido para fiscalização na Vicfer após acidente fatal

Departamento jurídico da entidade encaminhou petições ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e na Gerência Regional do Ministério do Trabalho (GRT) solicitando fiscalização no local

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal

Departamento jurídico do SMetal protocolou as petições na terça-feira, 13 | Foto: Divulgação

O departamento jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) protocolou pedido para que seja realizada fiscalização no grupo Metalvic, em São Roque. O documento, encaminhado ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e à Gerência Regional do Ministério do Trabalho (GRT) na terça-feira, 13, foi entregue após um acidente que vitimou um metalúrgico de apenas 23 anos.

W.S. foi admitido em abril de 2023 como ajudante de produção na empresa Vicfer, do Grupo Metalvic. Em 25 de maio, o metalúrgico sofreu um acidente de trabalho e teve o corpo afetado por queimaduras graves após locomover um galão com álcool de um setor para outro.

A petição do SMetal ressalta que o jovem estava há menos de três meses empregado e não recebeu treinamento adequado para a função. “Ele ainda estava cumprindo o contrato de experiência. Nestas condições, nunca poderia estar manuseando material inflamável sem a supervisão de um funcionário mais experiente no assunto”, afirma um trecho do documento.

De acordo com Imar Eduardo Rodrigues, advogado trabalhista que atua no departamento jurídico do SMetal, após protocolar o documento o Sindicato estará alerta e deve aguardar que os órgãos competentes informem o andamento das fiscalizações no local.

Relembre o caso

Segundo informações da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), o ajudante de produção W.S. teve, ao menos, 75% do seu corpo afetado por queimaduras de 2º grau. A família afirma que os ferimentos foram de 3º grau, mais graves do que consta na CAT. O trabalhador ficou 18 dias internado em um hospital de Sorocaba em coma induzido. Na última segunda-feira, 12, não resistiu aos ferimentos e morreu.

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos prestou suporte para a família do metalúrgico. Além disso, a entidade realizou uma assembleia de cobrança em frente ao Grupo Metalvic e, agora, levou a questão aos órgãos fiscalizadores de condições de trabalho.

Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) afirma que, até junho de 2023, foram registrados 19 acidentes de trabalho na cidade de São Roque. Mais informações sobre o caso serão atualizadas no Portal SMetal.

tags
Ação jurídica Acidente de Trabalho Cobrança GRT Metalvic MPT Protocolo Vicfer
VEJA
TAMBÉM