A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região esteve na Alpha Color e Perfil Color, nos dias 15 e 21 de junho, prestando contas aos trabalhadores sobre as negociações que estão em andamento com as empresas. Entre as principais reivindicações estão: implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); ajustes do piso salarial; vale-alimentação e o Programa de Participação nos Resultados (PPR).
De acordo com o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), após pressão do Sindicato e dos trabalhadores, a empresa – que estava cadastrada em outra categoria – efetivou o enquadramento sindical novamente no SMetal em janeiro deste ano. Desde então, a entidade iniciou as negociações por melhorias e benefícios.
“Além de adequar o piso salarial, que estava defasado em comparação a outras empresas do mesmo segmento, garantimos a implantação da CIPA para o mês de agosto e demos início às negociações de um vale-alimentação e o PPR. A próxima reunião sobre essas reivindicações acontece já no mês de julho”, explicou.
Sobre o PPR, Marcelo contou que o objetivo é formalizar um acordo com metas atingíveis e dentro dos critérios da categoria. “A empresa afirma que há uma bonificação que é feita mensalmente, conforme o atingimento de uma determinada meta. Mas não há qualquer transparência sobre esses números, nem a participação dos trabalhadores na fiscalização delas. Nosso objetivo é criar uma Comissão e, a partir daí, dar início a negociação de um PPR justo e condizente com a situação da fábrica”.
Mas ele alerta: “nenhuma melhoria vem sem luta. Por isso, reforçamos sempre a importância da participação dos trabalhadores junto ao Sindicato. Reivindiquem, cobrem melhorias, esse é nosso papel. Porém, quando a negociação chega a um impasse, é a mobilização e união que faz a diferença e garante avanços”.
Campanha Salarial 2022
Outro tema abordado durante a assembleia foi a Campanha Salarial de 2022. O dirigente explicou que as pautas com as reivindicações da categoria já foram entregues pela Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) às bancadas patronais, inclusive ao Grupo 10, na qual as empresas Alpha e Perfil Color fazem parte.
“Só que, infelizmente, o G10 não assina Convenção Coletiva desde 2017 e o Sindicato tem negociado acordos por empresa, para que ninguém desprotegido e sem reajuste. A data-base, que é setembro, está chegando e os salários da categoria já somam 9,15% de perdas com a inflação. Temos um grande desafio pela frente e esperamos poder contar com todos e todas”, concluiu.
As empresas Alpha Color e Perfil Color são especializadas em pintura eletrostática a pó para perfis e chapas de alumínio, ficam no bairro Iporanga, em Sorocaba e, juntas, têm cerca de 150 trabalhadores.