Campanha Salarial 2022

SMetal mobiliza trabalhadores de Sorocaba, Itapetininga e Araçariguama

Assembleias foram realizadas nesta quarta-feira, 21, com trabalhadores das empresas Gestamp, White Martins, Kubik, Flash e Moura; metalúrgicos acumulam 8,83% de perdas salariais nos últimos 12 meses

Caroline Queiróz Tomaz, Daniela Gáspari e Foguinho/Imprensa SMetal
Assembleias foram realizadas com trabalhadores das empresas Gestamp, White Martins, Kubik, Flash e Moura

Nesta quarta-feira, 21, os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizaram mais uma rodada de assembleias para ampliar a mobilização da Campanha Salarial 2022. O diálogo com os trabalhadores aconteceu nas empresas Gestamp, White Martins, Kubik, Flash e Moura.

Izidio de Brito, secretário de organização do SMetal, e os representantes do Comitê Sindical da Gestamp destacaram, na assembleia, a importância da unidade da categoria para pressionar os patrões. “Garantir conquistas na Campanha Salarial é uma tarefa árdua e não vêm de graça. Os empresários sempre negam ceder às reivindicações dos metalúrgicos e, por isso, é fundamental que nós mostremos nossa força para chegarmos a acordos que, de fato, valorizem nosso trabalho”, diz Izidio.

Na White Martins e na Kubik, ambas em Sorocaba, o sindicalista Alessandro Marcelo Nunes apontou para as perdas que os trabalhadores tiveram com a inflação. “Em um ano, somamos 8,83% de INPC acumulado e isso faz grande diferença nos salários da categoria. Somente a reposição integral da inflação e aumento real pode aliviar esse cenário para os metalúrgicos. Nosso compromisso é trazer acordos que sejam condizentes com a realidade que vivemos”.

Já na fábrica Flash, que fica localizada em Araçariguama, o dirigente Wagner Bueno abordou, além das questões econômicas, a importância da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). “Com as mudanças na legislação trabalhista se torna ainda mais fundamental que tenhamos a Convenção Coletiva assinada com as bancadas patronais. Somente assim podemos garantir nossos direitos”.

Em Itapetininga, a assembleia aconteceu na empresa Moura Baterias. Lá, o diretor executivo Antônio Welber Filho (Bizu) recordou todos os aumentos que os trabalhadores viveram, sucessivamente, neste último ano. Na concepção do sindicalista, os 8,83%, referentes ao INPC de agosto de 2021 até setembro de 2022, não corresponde às perdas registradas pela categoria. “Os metalúrgicos tiveram seu salário desvalorizado mês após mês e, agora, os patrões ainda sinalizam que querem parcelar o reajuste. O Sindicato e a Federação estão na luta para garantir o melhor acordo para os metalúrgicos”, disse.

araçariguama Assembleias Campanha Salarial Flash itapetininga kubik mobilização moura white martins