Acordo

SMetal garante pacote de benefícios para trabalhadores demitidos da ZF

Após as demissões, Sindicato intensificou as negociações para minimizar o impacto na vida dos trabalhadores; acordo garante plano de saúde e ticket alimentação até dezembro, além do PPR 2020

Pacote negociado pelo sindicato terão vigência de setembro a dezembro

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) garantiu um pacote de benefícios para os trabalhadores demitidos da ZF do Brasil (Planta 1 e 2). As demissões, que aconteceram na semana passada, não foram negociadas com entidade.

O Sindicato iniciou as negociações assim que soube das demissões. A primeira reunião para discutir medidas que minimizassem os impactos dos desligamos foi realizada na quinta-feira, 6.

Após intensa negociação, o SMetal e a ZF chegaram ao acordo para garantir o pacote de benefícios aos demitidos até dezembro de 2020.

No pacote, os trabalhadores desligados terão direito, caso queiram, de manter o plano médico no período de setembro a dezembro de 2020 com recursos concedidos pela empresa. Para isso, será preciso que o funcionário comunique a empresa até o dia 3 de setembro que deseja continuar com o plano.

O funcionário que não quiser manter o plano, terá direito a receber o mesmo valor correspondente com o período do acordo negociado pelo Sindicato. Os valores relativos ao plano de saúde deverão constar no Acordo Coletivo como verba indenizatória.

O ticket alimentação também continuará a ser pago pela empresa no mesmo período – de setembro a dezembro de 2020. Nesse caso, como não será considerado verba indenizatória, a empresa ficará responsável por carregar o cartão alimentação dos trabalhadores todos os meses até o fim da vigência do acordo.

Os trabalhadores demitidos ainda terão direito ao Programa de Participação nos Resultados (PPR 2020). O valor será pago junto com as verbas rescisórias ou através de rescisão complementar.

Os critérios de elegibilidade e o cálculo do valor a ser pagos para os trabalhadores desligados da empresa serão os mesmo do acordo de PPR de 2019.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, lembra que o Sindicato tem buscado a todo custo evitar demissões na categoria. “Desde o início da crise da Covid-19, estamos negociando com as empresas diversas medidas para que os postos de trabalho sejam mantidos. Em hipótese algum queremos trabalhadores sendo demitidos”.

Ele completa que, diante da situação na ZF, a melhor saída foi garantir o pacote de benefícios aos trabalhadores demitidos. “Fomos pegos de surpresa. Não tivemos nenhuma chance de negociar qualquer medida para evitar essas demissões. A partir de então, no mesmo dia pautamos a empresa e intensificamos as negociações para minimizar os impactos para quem perdeu o emprego”.

coronavirus Covid-19 demissões pacote de beneficios sindicato dos metalúrgicos Sorocaba ZF do Brasil