Campanha salarial

SMetal firma acordos com mais oito autopeças

Reajustes salariais já estão garantidos para 77,38% da categoria na região

Foguinho/Imprensa SMetal

A TT Steel foi uma das empresas que recentemente firmou acordo salarial com o SMetal

Nos últimos dias o SMetal firmou acordo de reajuste salarial com as fabricantes de autopeças TT Steel, Sanoh, Scherdel, JMO, Edscha, Senior, Delta e Eberspeacher. Na semana passada, acordos já haviam sido fechados com a Kanjiko e a Scórpios. Os trabalhadores dessas empresas conquistaram de 9,88% a 12% de aumento no salário em parcela única, conforme a fábrica, retroativos a 1º de setembro.

Antes da campanha salarial, acordos semelhantes já estavam garantidos na autopeça Schaeffler e na montadora Toyota.

Também nos últimos dias, a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) fechou acordo com o sindicato patronal das fabricantes de parafusos, que faz parte do Grupo 3 (que também reúne autopeças e forjarias). Com isso, está concluída a campanha salarial deste ano dos trabalhadores da Metalac e da Tecnofix em Sorocaba.

Forjarias

Esta semana, a FEM chegou a um acordo também com as Forjarias. Agora as autopeças estão sozinhas sem acordo no Grupo 3. Antes, a FEM já havia obtido acordos junto aos Grupo 2, 8 e Estamparias.

Na região, o acordo com o grupo das forjarias beneficia metalúrgicos de empresas como a Tecforja em Sorocaba e a Muller e Iperfor em Iperó.

Negociações emperradas

Já as negociações com o complexo de autopeças em Sorocaba formado pela ZF, Bosch e Metal Borracha continuam emperradas, pois as empresas querem parcelar o reajuste salarial, enquanto outras fábricas do segmento já concordaram em fazer o reajuste em parcela única retroativa a 1º de setembro.

Balanço dos acordos

As oito novas empresas de autopeças com acordo, as duas fabricantes de parafusos e as três forjarias, juntas, empregam cerca de 2.500 trabalhadores. Somados com os acordos anteriores, totalizam 33.500 os metalúrgicos da região com acordos salariais firmados nesta campanha salarial.

Os 33.500 metalúrgicos com acordo, segundo essa estimativa parcial, representam 79,70% dos 42 mil trabalhadores que formam a categoria na região.

No caso das forjarias, no entanto, o levantamento completo das empresas do setor instaladas na região, além das já citadas Tecforja, Muller e Iperfor, será elaborado nos próximos dias. O resultado do levantamento aumentar o percentual de 79,7% dos metalúrgicos com acordo.

Acordos autopeças Campanha Salarial Delta e Eberspeacher edscha grupos JMO reajuste sanoh scherdel Senior TT Steel