Enquanto os últimos sindicatos patronais continuam emperrando a assinatura de algumas Convenções Coletivas (CCT), o SMetal continua firmando acordos da campanha salarial específicos por empresa em Sorocaba e região.
Nesta terça-feira, dia 14, por exemplo, os trabalhadores do Grupo Metalvic, em São Roque, aprovaram uma proposta de acordo que prevê aumento real de salários. A reposição da inflação (1,73%), a renovação das cláusulas sociais já existentes e inclusão da cláusula de salvaguarda já estavam garantidas na Convenção Coletiva do Grupo das Fundições.
O Grupo Metalvic tem cerca de 110 trabalhadores.
No total, mais de 75% dos metalúrgicos da região já conquistaram convenções e acordos coletivos da campanha salarial. Esse percentual representa quase 27 mil dos 35 mil metalúrgicos da base do SMetal.
A direção do Sindicato ressalta que é preciso haver mobilização dos trabalhadores para forçar as empresas a negociarem acordos por fábrica.
Emperrados
Os sindicatos patronais que ainda não assinaram a CCT são autopeças, forjarias, Sindicel (condutores elétricos, trefilação e laminação de metais não ferrosos) e o Grupo 10 (lâmpadas; equipamentos odontológicos e mecânicas; entre outros).
Denuncie
O SMetal orienta os metalúrgicos a denunciarem as empresas, inclusive as micro e pequenas empresas, que ainda não estão seguindo convenção ou acordo coletivo. Os trabalhadores também devem denunciar fábricas que vierem a aplicar a reforma trabalhista, que entrou em vigor nacionalmente no último dia 11.
As denúncias devem ser feitas pela página do SMetal na internet (www.smetal.org.br/denuncie), no campo “Denuncie”. O sigilo da autoria da denúncia é garantido.