Busca
Manifestação

Sindicatos da região planejam nesta sexta manifestação do dia 11

Sindicato de diversas categorias profissionais da região vão se encontrar às 14h desta sexta-feira, dia 5, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, para definir como serão as manifestações

Imprensa SMetal
Foguinho/ Imprensa SMetal

Sindicato de diversas categorias profissionais da região estão em reunião desde as 14h desta sexta-feira, dia 5, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, para definir como serão as manifestações públicas convocadas pelas centrais sindicais no dia 11 de julho.

Lideranças locais reafirmam as informações da CUT nacional de que o ato do dia 11 não terá caráter de greve geral. “Será um dia nacional de lutas, quando vamos levar às ruas diversas pautas de interesse dos trabalhadores, como sempre fizemos”, afirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Ademilson Terto da Silva.

A reunião desta sexta-feira vai discutir se haverá paralisações, manifestações em espaços públicos, protestos ou passeatas em Sorocaba e demais cidades da região. “Temos a confirmação de que vamos participar, mas o formato vai ser discutido nets sexta, pois as centrais deram essa autonomia para as direções regionais”, explica Terto.

Reivindicações

A pauta nacional das centrais para as manifestações do dia 11 inclui a derrubada do PL 4.330 (que amplia as terceirizações), transporte público (as reduções de tarifa não podem resultar em cortes de gastos sociais), 10% do orçamento da União para a saúde pública, 10% do PIB para a educação pública, fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, reforma agrária e suspensão dos leilões de petróleo.

“A CUT defende esses pontos unitários, mas, em conjunto com os movimentos sociais, levantará também, na preparação do 11 de julho, a luta pela democratização da mídia e pelo plebiscito da reforma política”, afirma o presidente nacional da central, Vagner Freitas.

Em Sorocaba pode haver também o acréscimo de algumas pautas regionais ou municipais nas reivindicações que os sindicatos vão levar para as ruas dia 11.

Ainda nesta sexta-feira, dia 5, dirigentes dos sindicatos filiados à CUT em Sorocaba se encontraram no período da manhã para definir as propostas de manifestações para a reunião geral do início da tarde. O encontro dos sindicatos cutistas no período da manhã aconteceu as 9h , também na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.

tags
11 de julho Brasil cut dilma roussef folha metalurgica 714 Imprensa SMetal Manifestação michel temer plebiscito protestos reforma politica Senado
VEJA
TAMBÉM