Mercedes

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC se mobiliza contra novas demissões

Com o anúncio de mais demissões na Mercedes, em São Bernardo, o secretário-geral da CUT e CSE na montadora, Sérgio Nobre, defendeu a organização dos trabalhadores para barrar a atitude da empresa

Imprensa do SMABC
Adonis Guerra

Sérgio Nobre é secretário-geral da CUT e CSE na Mercedes, em São Bernardo

Com o anúncio de mais demissões na Merce­des, em São Bernardo, a partir de 1º de setembro, o secretário-geral da CUT e CSE na montadora, Sérgio Nobre, defendeu a organiza­ção dos trabalhadores para barrar a atitude unilateral da empresa. “Não iremos aceitar demis­sões”, afirmou o dirigente.

Sérgio lembrou que a propos­ta, que previa a estabilidade de emprego, foi rejeitada pela maioria dos trabalhadores, no dia 2 de julho, o que deixou uma margem estreita para as negociações.

“Os trabalhadores não aceitaram a proposta de redu­ção de jornada com redução de salário, por um ano, con­dicionada a estabilidade neste período, o que é uma decisão soberana”, explicou. “A proposta incluía a subs­tituição pelo Programa de Proteção ao Emprego, o PPE, caso fosse adotado pelo gover­no federal”, completou.

Além disso, na nota divul­gada à imprensa na última sexta, a Mercedes alega que não pode adotar o PPE por­que a proposta foi rejeitada, jogando para os trabalhado­res a responsabilidade sobrea manutenção dos postos de trabalho.

O comunicado da monta­dora diz que “está em estudo um ajuste, a partir de 1º de setembro, no nosso quadro de pessoal de colaboradores horistas e mensalistas”.

“O Sindicato busca alterna­tivas negociadas, inclusive para o retorno dos companheiros que estiveram acampados. Desde a rejeição da proposta, a empresa vem tomando ati­tudes unilaterais, provocando um clima tenso na fábrica, o que compromete a saúde dos trabalhadores”, observou.

“Por isso, se a empresa demitir, o caminho é a greve. Agora temos que organizar os traba­lhadores, reagir e fazer a luta que for necessária”, defendeu o representante. “Os companheiros devem ficar atentos às orientações dos representantes em cada área, pois a organização e a unidade são fundamentais”, concluiu.

ABC demissões greve Mercedes metalúrgico Metalúrgicos do ABC mobilização montadora São Bernardo