Assembleia Eletrônica

Proposta de Banco de Horas é aprovada pelos metalúrgicos da Heller

Conforme negociado pelo SMetal, cada uma 1h trabalhada será considerada 1h30. Além disso, todos receberão 16 horas positivas no início do acordo, em novembro; proposta foi aprovada com 92,02% dos votos

Caroline Queiroz Tomaz
A Heller fica no bairro Aparecidinha e fabrica equipamentos e máquinas de alta tecnologia

Com 92,02% votos favoráveis, os trabalhadores da Heller, em Sorocaba, aprovaram o acordo de banco de horas negociado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A votação foi eletrônica, ficou disponível entre os dias 25 e 26 de outubro e contou com a participação de 163 dos 166 metalúrgicos da empresa (quórum de 98,19%).

Desses, 150 foram favoráveis à proposta de flexibilização de jornada. Outros 12 (7,36%) foram contrários e 1 (0,61%) preferiu se abster da decisão.

Segundo o diretor executivo do SMetal, Antônio Welber Filho (Bizu), com a negociação do Sindicato, ficou garantido que todos os funcionários receberão 16 horas positivas no início do Banco, em novembro. “Negociamos também que cada 1 hora trabalhada será considerada como 1h30. Esse acréscimo de 30 minutos pode ser utilizado para pagamento de horas negativas ou nas horas extras”.

Além disso, ao final do acordo, o saldo negativo será totalmente perdoado pela empresa. Já o positivo, será pago como hora extra, dividido em três parcelas. “Com esses e outros critérios negociados, conseguimos oferecer mais segurança ao trabalhador que utilizar o Banco de Horas, seja do administrativo ou do chão da fábrica”, assegura.

A votação foi eletrônica, a partir do sistema do SMetal desenvolvido por uma empresa de tecnologia especializada, a Pandora Soluções, e faz uso de criptografia de ponta, o que garante maior segurança, privacidade e auditabilidade. Utilizado há mais de um ano, foram realizadas, ao todo, mais de 200 assembleias à distância.

acordo banco flexibilização heller hora-extra horas jornada metalúrgico saldo sindicato