Em meados de 2022, diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) jogaram luz à uma importante questão: os acidentes que ocorrem com trabalhadores que precisam trafegar pela avenida Conde Zepelin, na zona industrial de Sorocaba.
Uma reportagem realizada pelo SMetal contou a história do jovem Gabriel Vinicius que, em uma manhã de locomoção até o trabalho, sofreu um acidente de moto. O veículo colidiu violentamente com a lateral de um carro, deixando três costelas quebradas e a clavícula trincada.
Diante do histórico de acidentes registrados, o SMetal ingressou no Ministério Público (MP) com uma representação solicitando melhorias na infraestrutura, bem como atenção a sinalização do local. O secretário de organização da entidade, Izídio de Brito, comentou que uma medida que poderia auxiliar na queda do número de acidentes era um projeto de duplicação da via.
O Sindicato foi informado de que obras foram iniciadas. De acordo com a prestação de contas dispostas em uma placa fincada no início da rua Pereira da Fonseca, a Prefeitura de Sorocaba investiu R$20.647,428,94 no local, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina, para duplicação da Pereira da Fonseca até a Conde Zepelin. Neste pacote, também está inclusa a pavimentação/requalificação da rua Professor Franco de Almeida Filho.
Além disso, o prazo para que sejam empenhadas essas melhorias e ampliações de estrutura é de doze meses. As obras iniciaram no dia 2 de dezembro de 2022, portanto, o governo municipal tem mais nove meses para concluir a duplicação da via. “A diretoria do SMetal está acompanhando essa questão de perto. Denunciamos a situação da Conde Zepelin em julho de 2022 justamente porque vimos centenas de companheiros se acidentarem no local. Estamos fiscalizando o prazo de entrega”, comenta Izídio de Brito.
Marcelo Rodrigues, membro do Comitê Sindical de Empresa (CSE) da Scherdel – uma das empresas localizadas no perímetro da Conde Zepelin – também esteve visitando as obras nesta semana. Para ele, a expectativa é de que o processo possa avançar sem atrasos. “Esperamos que essa duplicação aconteça dentro do que foi estipulado pelo poder público. Para que os trabalhadores e trabalhadoras que passam por aqui não precisem mais conviver com o medo de não saber se voltarão para a casa”, diz.
Até o momento, o que os diretores do SMetal observaram é uma mudança tímida na estrutura da via. Ao trafegar por ela, há funcionários trabalhando e máquinas como trator e retroescavadeira, mas a única diferença que pôde ser observada foi o processo de terraplanagem. Buracos, e bastante vegetação nos canteiros, ainda estão presentes no local.
O SMetal enviou alguns questionamentos à Prefeitura de Sorocaba perguntando sobre o valor de recursos empenhados na obra, qual prazo e outras questões básicas de interesse público. O que recebemos foi o link de um release, que pode ser acessado aqui, que não continha todas as respostas demandadas. Foi preciso ir até o local e retirar da placa de obras essas informações.
Também solicitamos os dados de números de acidentes, desde julho de 2022, na Conde Zepelin. A esta pergunta, a Prefeitura não respondeu nada. O que se sabe é que, na avenida, circulam ao menos sete mil carros por dia.