Aproximadamente 19 mil metalúrgicos de Sorocaba e região conquistaram acordo de Programa de Participação nos Resultados em 2018. O número representa 52% de toda a base do Sindicatos dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), que conta hoje com 36.310 trabalhadores.
Até o dia 21 de agosto, a entidade havia fechado 59 acordos de PPR, com crescimento médio de 14,51% nos valores em comparação a 2017. “Até o momento, com o valor total conquistado, serão injetados R$ 137,1 milhões na economia de Sorocaba e região, superando os 125 milhões pagos no ano passado”, explica o economista da subseção Dieese dos Metalúrgicos de Sorocaba, Fernando Lima.
O acordo mais recente conquistado foi na Metalac e garantiu valorização de 50% no valor do Programa e a antecipação do prêmio de assiduidade aos trabalhadores. A assembleia aconteceu no dia 7 de agosto.
Em Negociação
Além dos acordos já aprovados pelos trabalhadores, pelo menos outras 21 estão com negociações avançadas. São elas: AG Alumínio, De Nora, Ecil, Ecil Met Tec, Flextronics, Hurth Infer, Jimenez, Jurid (Federal Mogul), Mec Q, Metalur, Nari Brasil, Nipro, Okra, PGG, Pulsar, Sidor, Tamboré, Usisol, USR, Wyda e YKK.
Segundo o presidente do SMetal, Leandro Soares, desde o início de 2018, a meta da diretoria é a de ampliar as negociações e garantir o benefício ao máximo de trabalhadores da base do Sindicato, com aumento no valor e melhorias nas metas e critérios.
“O Sindicato tem participação ativa nas negociações de PPR e, por se tratar de uma entidade sindical forte e representativa, vem garantindo melhorias e a valoração do benefício em praticamente todas as empresas”, afirma.
O valor do PPR conquistados pelos metalúrgicos da base do SMetal representa: