Não é preciso temer, é preciso engajamento!

Divulgação

Na assembleia para os critérios de PPR de 2018, realizada na sexta-feira, 9, na sede do SMetal, o recado foi claro: para se obter conquistas, em tempos de golpe, a única saída é a participação.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), com mais de 60 anos de luta em defesa da classe trabalhadora, tem um histórico inegável de conquistas por direitos.

Por isso, é uma entidade que incomoda tanto o poder financeiro, aliado direto do setor patronal. Lutamos por condições dignas de trabalho, nossa categoria tem um dos maiores pisos salariais da região, temos o diálogo e transparência como principais valores em qualquer negociação.

Somente nas negociações de PPR, em 2017, a categoria injetou R$ 125 milhões na economia local. Não há PPR sem sindicato. Assim como não há reintegração ou estabilidade ao trabalho de acidentado ou lesionado sem a cláusula da Convenção Coletiva ou Acordo Coletivo de Trabalho que assim determine. Décadas antes da cláusula da convenção coletiva que assegura o direito ao trabalho dos acidentados, um exército de trabalhadores eram simplesmente ‘descartados’ pelas empresas.

Essas conquistas são algumas das lutas históricas deste sindicato. Vale ressaltar que o SMetal conseguiu também uma cláusula de proteção contra “a máquina de moer trabalhador”, que é a Reforma Trabalhista.

O SMetal também atua para dar qualificação ao trabalhador para que se mantenha no mercado de trabalho ou se reposicione. Só nos cursos de informática já foram formados mais de 20 mil alunos. Agora, está em parceria com o Senai pensando nos trabalhadores desempregados. O objetivo é criar cursos de aperfeiçoamento e especialização.

O SMetal também tem diálogo com o governo municipal e outras esferas dos poderes executivo e legislativo para colocar em prática propostas que visam a retomada industrial, a tão almejada ampliação de vagas nas indústrias.

Para o lazer dos associados e dependentes mantém-se a Colônia de Férias, em Ilha Comprida, que acaba de passar por uma reforma e que tem toda a estrutura para receber a família dos trabalhadores. Há também o Clube de Campo, que conta com ginásio, piscinas, quiosques, entre outros. Fora toda a programação cultural e esportiva que envolve o 1º de Maio, Futgame, Torneio de Futsal, que movimenta a categoria e toda a sociedade.

Por ser combativo e atuante, o SMetal tem o respeito e a admiração da sociedade. Em seminário realizado nesta segunda, 12, com juristas renomados, essa luta do SMetal, que é constituído por metalúrgicos de 14 cidades, foi citado por desembargadores como exemplo de resistência em tempos sombrios.

Não importa se atravessamos a pior crise econômica e política do país, continuamos firmes e sólidos no combate às irregularidades e abusos contra os direitos trabalhistas.

São os associados que mantêm o SMetal. As empresas podem até fazer pressão e praticar condutas antissindicais como passar lista aos trabalhadores contrários ao imposto sindical. Nunca concordamos com a forma compulsória do “imposto sindical”. Veja nosso histórico e o da CUT, sempre lutamos contra essa imposição porque acreditamos na associação sindical.

Juntos, nos fortaleceremos ainda mais. Que cada associado traga outro trabalhador para lutar junto. Com mais engajamentos de trabalhadores, transformaremos esses golpes de quem quer o desmonte sindical

aliado associação associado direito irregularidade luta sindical Sindicalização SMETAL sócio trabalho