Os trabalhadores dos três turnos e do administrativo da NAL do Brasil aprovaram, nesta terça-feira, dia 6, a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para os anos de 2024 e 2025, bem como o calendário deste ano que amplia o período de descanso dos trabalhadores, negociados pelo representante do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
De acordo com Silvio Ferreira, secretário-geral do SMetal e responsável pelas negociações na empresa, a proposta tem como objetivo alcançar números mais expressivos, aproximando dos valores negociados em outras empresas da região. “No entanto, tenho grande confiança no trabalho que temos desenvolvido aqui na empresa”, complementa.
O acordo apresentado garante o benefício do PPR por dois anos, com um aumento de 60% previsto para este ano e um adicional de 13% em 2025. Os pagamentos estão programados para os meses de julho e dezembro.
Ao longo dos últimos quatro anos, as negociações do PPR tiveram um aumento significativo de 400%. Esse crescimento expressivo é uma prova que a determinação do SMetal, o poder de mobilização dos trabalhadores e a relação com a empresa foram efetivos para atender os interesses.
“O sindicato tem sido uma voz incansável na defesa dos interesses da classe trabalhadora, negociando vigorosamente em nome dos metalúrgicos, resgatando o compromisso que firmamos durante nossa passagem pela matriz no Japão”, ressaltou o secretário-geral, reiterando o compromisso da entidade.
Durante o primeiro semestre de 2023, o diretor esteve no Japão a convite do grupo Koito tratando sobre investimentos para o Brasil, em especial, Sorocaba. Onde uma das questões, que seria a ampliação da fábrica, já está em processo. Confira o assuntos tratados aqui.
Localizada em Sorocaba, a fábrica da NAL do Brasil emprega cerca de 570 trabalhadores e faz parte do grupo japonês Koito, líder mundial na fabricação de faróis automotivos.