Localizada no Jardim Ibiti do Paço, em Sorocaba, a NAL do Brasil deve investir R$ 326 milhões no país e gerar 600 novos empregos diretos nos próximos anos. O projeto de expansão da empresa foi apresentado aos diretores executivos do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) durante visita à unidade nesta sexta-feira, dia 7.
Responsável pelas negociações com a empresa, o secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira, acompanhou todo o processo do projeto de expansão e, agora, comemora a notícia. “Estamos preparados e dispostos a negociar, sempre buscando investimentos para gerar mais empregos. Com o anúncio da NAL, mais 600 trabalhadores terão carteira assinada em Sorocaba, com seus direitos assegurados por meio do SMetal, e levarão o sustento para suas famílias”, disse.
Membro do grupo de empresas Koito, com sede no Japão, a NAL (sigla para North American Lighting) fabrica sistemas de iluminação automotiva para fabricantes de veículos. A unidade foi estabelecida no Brasil em 2017 e, desde março de 2018, passou a produzir em Sorocaba.
Hoje, a unidade conta com 637 trabalhadores diretos e está envolvida em dez projetos, com produção de faróis dianteiros, lanternas, faróis e lanternas auxiliares, que atendem três montadoras, subsidiárias e concessionárias. Com a expansão, a estimativa é que a empresa alcance, aproximadamente, 1.237 trabalhadores e atenda 16 projetos, adicionando mais uma montadora.
Durante a visita à unidade em Sorocaba, além de abordar o projeto de expansão da NAL do Brasil, a direção executiva do SMetal conheceu a linha de produção da fábrica e como funcionam os processos de trabalho, segurança e treinamento dos novos contratados. Estiveram presentes, além de Silvio Ferreira, o vice-presidente Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), o secretário de organização licenciado Izídio de Brito, e os diretores Francisco Lucrécio Junior Saldanha e Antonio Welber Filho (Bizu). A visita foi conduzida pelo supervisor de manutenção da NAL do Brasil, Paulo Roberto Souza de Castro; o coordenador de produção, Alex Fabiano Tonetto; e o supervisor de recursos humanos, Rodrigo Nishiyama.
Viagem ao Japão
Em maio de 2023, Silvio Ferreira viajou para o Japão a convite do Grupo Koito para uma viagem de dois dias. Na ocasião, dentre os pontos abordados estiveram os investimentos e possíveis projetos do Grupo Koito para com o Brasil, em Sorocaba. À época, Silvio salientou que a cidade estaria pronta e disponível para receber investimentos e, ainda, colocou o Sindicato à disposição para falar do assunto.
Além disso, o secretário-geral do SMetal abordou as formas de negociação que são aplicadas pelo sindicalismo brasileiro, apresentando as ferramentas e diretrizes que são utilizadas pelo SMetal. Ele também visitou o centro de desenvolvimento do grupo, localizado na cidade de Toyota, e conheceu os processos de produção que são desenvolvidos dentro da unidade (Saiba mais aqui).