Busca
Orisson Saraiva

Morre fundador do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Orisson Saraiva de Castro fundou a entidade em 1959

Imprensa SMABC
Rossana Lana

Orisson foi o primeiro secretário-geral dos Metalúrgicos do ABC

Ligado desde 1945 ao Partido Comunista Brasileiro, Orisson Saraiva de Castro veio para o ABC por decisão do PCB para organizar células nas grandes empresas na região. Em 1958, começou a trabalhar como eletricista na Mercedes, em São Bernardo.

Na ocasião, após receber circular afirmando que tirariam o abono dos companheiros na fábrica, Orisson recrutou trabalhadores e, em reunião, decidiram ver quais eram as principais reivindicações da categoria. Descobriram muitas irregularidades e a necessidade de um Sindicato.

Daí partiu a ideia de primeiro formar a Associação para depois registrar e formar o Sindicato, o que aconteceu em 12 de maio de 1959. Orisson foi o primeiro secretário-geral dos Metalúrgicos do ABC, já que rejeitou a presidência, assumida por Anacleto Potomatti e o vice Antônio Cardoso.

Há algum tempo, sofria de insuficiência renal. Morreu na tarde desta terça, dia 21, no estacionamento do Hospital do Servidor Público Municipal em São Paulo, com três paradas cardíacas, logo após receber alta médica por um período de internação. Ele deixa oito filhos e esposa.

Com profundo pesar, o Sindicato e toda a categoria prestam solidariedade e apoio à família do companheiro, fundador desta casa dos trabalhadores. “Orisson deixa uma história de luta de garra e coragem, que se tornou porta de entrada para garantir os direitos de uma categoria tão aguerrida. Devemos muito a ele”, destacou o presidente do Sindicato, Rafael Marques.

tags
ABC Metalúrgicos Metalúrgicos do ABC Orisson Saraiva São Bernardo sindicato do abc SMABC
VEJA
TAMBÉM