Demissões arbitrárias

Moção de apoio aos trabalhadores – Nenhum direito a menos

Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região apóia trabalhadores do ABC e repudia ameaça de cortes em direitos trabalhistas

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) apóia e se une à luta dos cerca de 13 mil trabalhadores da Volkswagen, de São Bernardo do Campo (SP) que lutam pelo direito à garantia do emprego.

Eles estão nas ruas para se manifestarem contra a demissão de 800 metalúrgicos que foram demitidos por telegrama no dia 30 de dezembro de 2014, quebrando o acordo coletivo de estabilidade até 2016.

O SMetal também repudia a demissão de 244 trabalhadores da Mercedes. Essa atitude desrespeita o cumprimento dos direitos trabalhistas, pois há cláusula do acordo que garante a renovação do layoff até o dia 30 de abril.

O presidente do SMetal, Ademilson Terto da Silva, ressalta que as mobilizações dos trabalhadores e de suas entidades representativas são fundamentais para a própria formação da classe trabalhadora que se organiza e se une para exigir os direitos fundamentais e por mais respeito e dignidade.

“Nosso sindicato luta para que o emprego continue sendo um direito e o repúdio a essas demissões arbitrárias é nosso dever”, esclarece Terto.

Medidas adotadas pelo governo

Por isso, reiteramos a nota oficial da Central Única dos Trabalhadores (CUT), entidade da qual o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região é filiado, contra as recentes mudanças nos benefícios previdenciários estabelecidas por Medida Provisória (MP).

As mudanças promovidas pelo governo pegaram a todos de surpresa. Há algum tempo já se discutia a possibilidade delas acontecerem, porém sem ter nenhum tipo de acordo com as Centrais Sindicais, o governo realizou as mudanças.

Compartilhamos da visão da CUT Nacional de que mesmo que o governo afirme que tais medidas são necessárias, o amplo diálogo com os representantes dos trabalhadores se faz necessário. Da forma que foram editadas essas medidas acabam penalizando uma parcela significativa da classe trabalhadora e esse prejuízo não podemos tolerar.

Queremos um governo forte, com forte investimento no país, com avanços na política econômica e social, mas para isso também exigimos as reformas que tanto podem contribuir para o crescimento econômico do país, tais como as reformas tributária e sindical. Exigimos como classe trabalhadora a taxação das grandes fortunas e em hipótese alguma aceitamos a retirada de direitos dos trabalhadores.

Sorocaba, 12 de janeiro de 2015
Direção Executiva do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal)

direitos trabalhistas Moção de apoio aos trabalhadores - Nenhum direito a menos sindicato dos metalúrgicos