Data-base 2020

Metalúrgicos: Inflação acumulada da Campanha Salarial fecha em 2,94%

Os debates com as bancadas patronais começaram logo após a aprovação da pauta de reivindicações. A manutenção dos postos de trabalho está entre as prioridades da FEM-CUT/SP nas negociações de 2020

Divulgação/Dados da subseção Dieese dos Metalúrgicos de Sorocaba
Comportamento da Inflação mês a mês

Com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 0,36% no mês de agosto, divulgado nesta quarta-feira, dia 9, a inflação acumulada nos últimos 12 meses, período da Campanha Salarial dos Metalúrgicos da FEM-CUT/SP, fechou em 2,94%. O índice de 2020 foi menor do que o da data-base anterior, de 3,28%.

O índice acumulado da inflação é utilizado para demonstrar as perdas salariais dos trabalhadores e serve de parâmetro para as negociações da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT com as bancadas patronais.

A data-base na categoria é 1º de setembro e os debates com os patrões começaram logo após a aprovação da pauta de reivindicações, em assembleia eletrônica realizada entre os dias 18 e 21 de junho, no Portal SMetal. A busca por estabilidade no emprego aos metalúrgicos, como medida de enfrentamento à crise econômica da Covid-19, está entre as prioridades da Campanha deste ano.

“A realidade que vivemos nos últimos anos já não foi muito favorável para os trabalhadores, de ataque atrás de ataque aos direitos trabalhistas duramente conquistados. Neste ano, com a pandemia, temos muito mais desafios pela frente, mas continuamos fortes e empenhados nas negociações coletivas”, explica o tesoureiro da FEM/CUT e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Adilson Faustino (Carpinha).

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Segundo Leandro, presidente do SMetal, a expectativa neste momento é que haja acordos ‘guarda-chuvas’, negociados pela FEM/CUT e as bancadas patronais

O presidente do SMetal, Leandro Soares, lembra da importância de fechar acordos entre a FEM-CUT e as bancadas patronais. “A nossa expectativa neste momento é que haja acordos ‘guarda-chuvas’, garantindo assim a manutenção dos direitos e conquistas da Campanha Salarial de forma mais ampla, para um número maior de trabalhadores”, afirma.

O tema deste ano é “Companheir@s! Tamo junto pela vida, emprego e renda”. Os eixos são: por melhores condições de saúde e segurança; por melhores condições sanitárias e de higiene; aumento salarial; pela manutenção de todos os direitos; pela nacionalização de componentes, máquinas e equipamentos. Outro eixo defendido pela Federação é a defesa urgente da criação de um projeto de nacional que invista na indústria no país.

Inflação acumulada

Segundo o economista da subseção do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) dos Metalúrgicos de Sorocaba, Fernando Lima, o INPC de agosto foi impactado principalmente por causa do aumento dos preços dos combustíveis e da alimentação de domicílio.

“Mas quando analisamos todo o acumulado, os efeitos da pandemia nos hábitos de consumo fizeram com que convivêssemos com um período atípico. Dessa forma, enquanto produtos ligados a alimentação do domicílio tiveram altas consideráveis, outros itens que compõem o indicador de inflação tiveram leve alta”, explica.

campanha data-base Emprego estabilidade inflação inpc salarial sindicato SMETAL Sorocaba