Busca
Campanha Salarial

Metalúrgicos de Sorocaba podem parar esta semana

No ABC, a greve de 24 horas teve adesão geral nesta segunda-feira, dia 10

Imprensa SMetal
Foguinho
Em Sorocaba, o Sindicato dos Metalúrgicos realizou protesto em frente à Wobben

Em Sorocaba, o Sindicato dos Metalúrgicos realizou protesto em frente à Wobben

Metalúrgicos da região do ABC aderiram, nesta segunda-feira, dia 10, a uma greve de 24 horas. A paralisação teve adesão geral em fábricas de autopeças, máquinas, equipamentos elétricos, laminação entre outras, informou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Apenas trabalhadores de montadoras, que já têm garantido o reajuste e aumento real, por meio de acordo firmado no ano passado, não participam do movimento.

Os trabalhadores reivindicam reposição da inflação no período da data base (1º de setembro) e aumento real, além de licença-maternidade de 180 dias, redução da jornada para 40 horas semanais, seguro de vida entre outras.

Em Sorocaba, o Sindicato dos Metalúrgicos realizou protesto em frente à Wobben. Na manifestação, que durou duas horas e meia, os dirigentes sindicais reafirmaram a possibilidade de paralisação ainda durante esta semana.

O INPC, do IBGE, índice usado pela CUT para medir a inflação no período, acumulou alta de 5,39% entre setembro de 2011 até agosto de 2012. A maioria dos grupos patronais metalúrgicos, no entanto, ofereceu reajuste de apenas 5%. Já o Grupo 3 quer apenas repor as perdas de 5,39% nos salários.

“A partir da próxima semana, a categoria pode parar, sim, a qualquer momento”, afirma Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato.

tags
2012 Campanha Salarial greve paralisação Sorocaba Wobben
VEJA
TAMBÉM