Os metalúrgicos da Purem conquistaram, em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira, 22, um acordo de Programa de Participação nos Resultados (PPR) 49,72% maior que o valor referente a 2023. Outra proposta aprovada foi a renovação do acordo de flexibilização de jornada, conhecido como “banquinho”, que garante que os trabalhadores sejam protegidos quando extrapolam a jornada de trabalho.
O responsável pela negociação, e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Valdeci Henrique da Silva (Verdinho) destaca que o pagamento integral do PPR depende que os trabalhadores atinjam as metas acordadas com a empresa, sendo que a primeira parcela será paga em setembro e a segunda em abril de 2025.
“Nosso papel, enquanto Sindicato, é garantir os direitos dos trabalhadores e buscar por benefícios como este, que fazem a diferença no bolso do trabalhador”, ressalta.
A Purem fabrica peças e acessórios para o motor de veículos, tem aproximadamente 300 trabalhadores e fica no bairro Boa Vista.
Outras negociações
Além do PPR, em 2023, os metalúrgicos da Purem conquistaram um aumento real nos salários de 6,14%, acima da inflação, e a renovação das cláusulas sociais que ampliam os direitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Além disso, após demanda da empresa, o SMetal garantiu que a implementação da jornada 2×2, quando o trabalhador descansa dois dias após dois dias de trabalho, fosse acompanhada de contrapartidas para os trabalhadores.