Busca
Além da inflação

Aumento nos salários e no PPR são conquistados na Purem

Negociação do SMetal garantiu 6,14% de aumento salarial, retroativo a setembro, e 10% no PPR, em comparação ao acordo anterior. A assembleia aconteceu nesta terça, dia 7

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Daniela Gaspari/Imprensa SMetal

A assembleia da Purem para aprovação dos acordos de Campanha Salarial e PPR aconteceu nesta terça-feira, dia 7

Os metalúrgicos da Purem (antiga Eberspächer) aprovaram nesta terça-feira, dia 7, por unanimidade, o acordo da Campanha Salarial 2023, com reajuste de 6,14% nos salários, retroativos ao mês de setembro. Na assembleia, os trabalhadores da autopeça conquistaram ainda o Programa de Participação nos Resultados para 2024, com crescimento de 10% em relação ao acordo anterior.

Ambas propostas foram negociadas pelo vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), que, durante a assembleia, falou sobre a dificuldade imposta pelas bancadas patronais para negociar as Convenções Coletivas com a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP).

“Um dos principais problemas desse descaso do patronal é que grande parte da categoria está desprotegida, sem os direitos garantidos pela Convenção Coletiva, como a estabilidade pré-aposentadoria e auxílio creche, entre outros. Aqui na Purem, que é do Grupo 3, as cláusulas sociais seguem vigentes até agora de 2024 e, por isso, negociamos somente as questões econômicas”, explicou Verdinho.

O reajuste de 6,14% nos salários representa 4,06% do total de perdas com a inflação mais 2% de aumento real. Foi aprovado também o desconto da taxa negocial referente ao acordo de Campanha Salarial de 2023.

Estão em Campanha Salarial cerca de 211 mil metalúrgicos da CUT no Estado de São Paulo, sendo aproximadamente 45 mil na base do SMetal Sorocaba.

Participação nos Resultados

Na assembleia, o vice-presidente do SMetal informou sobre os resultados do PPR de 2023 que, até o momento, estão positivos e devem fechar com superação das metas. “Diante desse cenário, para 2024, os indicadores e metas seguem com os mesmos critérios e pesos, com crescimento de 10% no valor total do Programa. Seguimos na luta para buscar melhorias sempre”, enfatizou.

A primeira parcela do PPR será paga em setembro de 2024 e a segunda, atrelada às metas, em 2025. O SMetal não divulga valores e indicadores do Programa para não influenciar negociações em andamento na categoria, nem expor os trabalhadores.

Os metalúrgicos da Purem aprovaram ainda a renovação do acordo de flexibilização de jornada, conhecido como ‘banquinho’. A proposta segue os critérios anteriores, com avanços no pagamento das horas em caso de demissão.

A Purem fabrica peças e acessórios para o motor de veículos, tem aproximadamente 300 trabalhadores e fica no bairro Boa Vista.

tags
assembleia aumento campanha fem grupo 3 PPR purem reajuste resultado salarial
VEJA
TAMBÉM