Os metalúrgicos da Fort Pinturas e Trade Soluções, que fazem parte do grupo DMS, conquistaram, em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 27, um aumento nos salários de 6,14%, retroativo a setembro, e cláusulas sociais que ampliam direitos, como a preferência de homologação no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e seguro de vida.
Desde 2017 não havia acordo com a fábrica, que era representada pelo antigo Grupo 10 nas negociações coletivas junto à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP).
O responsável pelas negociações e dirigente do SMetal, Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), explica que outra conquista foi a valorização do piso dos trabalhadores das empresas, que estava abaixo da média da categoria na região.
“Estamos trabalhando para melhorar as negociações com as pequenas empresas. É importante que os trabalhadores denunciem, nos procurem e nos cobrem para abrirmos diálogo com as fábricas e garantir avanços como esse para todos”, ressalta.
Para procurar o SMetal, basta entrar em contato por meio do Whatsapp Oficial da entidade (15 99714-9534), telefone (15 3334-5400), através do portal ou na sede da entidade, que fica na Rua Júlio Hanser, 140, Lageado.
Campanha Salarial
Após tentativas de negociação com os grupos patronais, a Campanha Salarial dos metalúrgicos referente à 2023, que tem como data base o dia 1º de setembro, está sendo realizada individualmente, por empresa.
Nesta Campanha, a principal reivindicação dos metalúrgicos é o aumento real de 2% nos salários, acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ficou em 4,06% até setembro, totalizando 6,14%.
Saiba mais: Discussões sobre a Campanha Salarial 2024 já começaram.