Busca
Araçariguama

Metalúrgicos da Flash conquistam 10% de aumento no PPR

Negociação do SMetal garantiu ainda crescimento de 10% no vale-alimentação dos trabalhadores, a partir de agosto; assembleia aconteceu na quinta, dia 22

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A Flash fica em Araçariguama, tem cerca de 40 trabalhadores e atua em soluções na área de transporte, oferecendo kits e projetos para carrocerias tipo Sider / Foto: Foguinho/Imprensa SMetal

Os trabalhadores da Flash, empresa localizada em Araçariguama, aprovaram por unanimidade, na manhã desta quinta-feira, 22, a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2023 e também reajuste no vale-alimentação. Ambos foram negociados pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e trouxeram avanços em comparação aos acordos anteriores.

Wagner Bueno (Sorveteiro), dirigente responsável pelas negociações com a empresa, lembra que o PPR foi implementado no ano passado graças à unidade dos trabalhadores. “Para esse ano, conseguimos garantir um crescimento de 10% em comparação a 2022 não somente no PPR, como também no vale-alimentação, que será reajustado a partir de agosto. Seguimos na luta para trazer cada vez mais avanços para a categoria”, assegura.

A primeira parcela, que representa 60% do Programa, será paga em setembro deste ano e a segunda, em fevereiro de 2024, após a verificação das metas. Os valores e indicadores dos acordos de PPR não são divulgados pelo SMetal para não influenciar negociações em andamento, nem expor os metalúrgicos.

Segurança no trabalho

Durante a assembleia, o dirigente reforçou ainda a importância de as empresas seguirem as normas de segurança e saúde para evitar acidentes. Ele recordou sobre o acidente fatal que levou a vida de um metalúrgico no Grupo Metalvic, em São Roque.

“Se há qualquer risco de acidente, seja por falha mecânica ou falta de EPI, é obrigação da empresa promover mudanças para evitar que esse tipo de situação ocorra. E se os trabalhadores observarem qualquer risco no seu trabalho, devem parar imediatamente e procurar o superior. Não podemos ficar vendo as coisas acontecerem e depois de alguma fatalidade entrar no assunto. Prevenção é o que mais pode dar resultado”, enfatizou.

Campanha Salarial 2023

Na assembleia, Wagner informou ainda sobre o andamento das negociações da Campanha Salarial 2023. Faltando três meses para ser definido o total de perdas da categoria com a inflação, o INPC está acumulado em 4,05%.

Ele lembrou que a Flash faz parte do Grupo 8.3, no qual a vigência da Convenção Coletiva de Trabalho termina no dia 31 de agosto deste ano. Portanto, será necessário negociar também a renovação das cláusulas sociais.

“A Campanha Salarial nunca é fácil, os patrões sempre buscam desculpas para oferecer um reajuste abaixo da reivindicação dos trabalhadores e até mesmo tentar retirar direitos. Por isso é tão importante que os trabalhadores estejam unidos e mobilizados, demonstrando a força da nossa categoria para os patrões”, assegura.

A Flash fica localizada na Rodovia Castelo Branco, tem cerca de 40 trabalhadores e atua em soluções na área de transporte, oferecendo kits e projetos para carrocerias tipo Sider.

tags
Acidente araçariguama Flash plr PPR saúde segurança SMETAL
VEJA
TAMBÉM