O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) esteve na porta na empresa Condex, na manhã desta terça-feira, 29, para tratar da proposta de acordo de jornada 2×2 (dois dias de trabalho por dois de descanso), de melhorias no vale alimentação e no vale transporte, além dos critérios para a negociação do Programa de Participação nos Resultados (PPR).
Na assembleia, os trabalhadores debateram sobre as suas reivindicações e aprovaram uma contraproposta, que será levada pela diretoria do Sindicato para a negociação com a empresa. Uma primeira proposta da Condex foi reprovada recentemente, no último dia 17 de março.
Segundo o vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), a assembleia foi importante para alinhar com os trabalhadores o que é negociável ou não, para chegar a um acordo que atenda os seus anseios. “Toda negociação tem dois lados. Enquanto nós levamos para as discussões a defesa dos direitos do trabalhador, a empresa demonstra até onde pode ir quando o assunto é melhorias. Acreditamos que a contraproposta dos trabalhadores é bastante razoável tendo em vista a boa fase da Condex e vamos defendê-la nas próximas discussões”, conta.
Sobre o PPR, Verdinho destaca que, na contraproposta, os trabalhadores cobram que a empresa firme o compromisso de criar uma Comissão eleita pelos trabalhadores para debater as metas e critérios para o recebimento do Programa, conforme prevista na Lei.
“A falta de transparência têm gerado dúvidas quanto ao atingimento ou não de metas pré-estabelecidas em acordos anteriores, sem a participação do Sindicato. Com a Comissão, juntamente com a experiência do nosso Sindicato, acreditamos que essas dúvidas serão esclarecidas e o Programa negociado seja condizente com a realidade da produção na fábrica”, explica.
Já sobre as negociações do VR e o VA, os trabalhadores querem antecipar o reajuste proposto pela empresa para abril, mês que está previsto o início da vigência da jornada 2×2, se aprovada. Na proposta original, a empresa quer parcelar o reajuste dos benefícios durante o ano.
“Não há nada mirabolante nas reivindicações dos trabalhadores, ainda mais se pensarmos que a proposta de jornada 2×2 altera a rotina deles. Por isso, nada mais justo que haja melhorias nos benefícios como contrapartida”, conclui o vice-presidente.
A Condex fabrica cabos e fios elétricos, fica no bairro Iporanga e tem cerca de 100 trabalhadores.