Busca
Reivindicação

Trabalhadores reprovam proposta na Condex e pedem melhorias

SMetal apresentou uma proposta que contemplava questões da escala 2x2, vale compras, auxílio transporte e PPR; trabalhadores reprovaram e solicitaram melhorias no que foi oferecido pela empresa

Imprensa SMetal
Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Trabalhadores solicitaram melhorias no pacote de propostas oferecido pela empresa

Trabalhadores solicitaram melhorias no pacote de propostas oferecido pela empresa

Na manhã desta quinta-feira, 17, os trabalhadores da Condex reprovaram um pacote de propostas negociadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Foi levado à assembleia uma oferta relacionada à escala 2×2, aumento no vale compras e auxílio transporte oferecidos pela fábrica, além de critérios do Programa de Participação nos Resultados (PPR).

A primeira medida, referente aos trabalhadores realizarem a escala 2×2, discute sobre a possibilidade de remuneração em 100% quando houver necessidade de trabalhar em feriados. Quanto a este assunto, a recepção dos metalúrgicos foi boa. No entanto, por ser um pacote, a reprovação aconteceu por conta do que foi oferecido de aumento no vale compras e auxílio transporte, bem como as condições do PPR.

“Em diálogo com os companheiros, percebemos que o aumento proposto pela Condex e os critérios do PPR não estavam de acordo com o que eles querem receber. A vontade desses trabalhadores é unânime e a assembleia é soberana. Desta forma, voltaremos à mesa para viabilizar condições melhores nesses itens”, explica o vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), que é responsável pela tratativa com a fábrica.

Verdinho também ressalta que um acordo de jornada diferenciada deve ser assinado pelo Sindicato e a entidade prioriza ouvir a voz e as necessidades desses trabalhadores, antes de dar andamento em qualquer processo de negociação.

Programa de Participação nos Resultados

O PPR também foi um dos motivos da reprovação. Isso porque o benefício seria pago em duas parcelas, porém atrelado a uma meta específica que, segundo os trabalhadores, poderia não ser atingida por uma série de fatores. Deste modo, eles demandam que exista um valor fixo como primeira parcela ou um esquema escalonado para que não saiam perdendo.

Durante a conversa, os dirigentes sindicais escutaram atentamente os pedidos e agora levarão essas demandas à direção da Condex para uma nova rodada de negociações. Atualizações sobre esse caso serão reportadas aqui e nas nossas redes sociais.

A Condex fabrica cabos e fios elétricos, fica no bairro Iporanga e tem cerca de 100 trabalhadores.

tags
assembleia auxílio transporte condex demandas melhorias PPR Proposta reivindicação reprovação Vale-compras
VEJA
TAMBÉM