Os trabalhadores da Metalac, em Sorocaba, aprovaram com 72,88% dos votos o acordo de redução de jornada e outros itens negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
Na assembleia eletrônica, que foi realizada entre sexta-feira e sábado, dias 28 e 29, no Portal SMetal, 216 trabalhadores estavam aptos para votar. Desses 118 (54,63%) participaram, sendo 86 (72,88%) a favor e 28 (23,73%) contrários, além de 4 (3,39%) que preferiam se abster.
O acordo aprovado prevê a redução de jornada para parte dos funcionários da empresa e poderá ser aplicada entre 31 de agosto e 31 de novembro. Os trabalhadores terão estabilidade no emprego até 31 de janeiro de 2021.
O Sindicato usou como base para a negociar a proposta a Lei 14.020/2020 e Decreto 10.470/2020, do governo federal. O vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), explica que a entidade buscou melhorias em relação ao que estabelece o governo para a redução de jornada. “Nosso compromisso é sempre garantir os postos de trabalho e renda no bolso dos metalúrgicos para que o impacto da crise da Covid-19 seja menor. Não foi uma negociação fácil, mas um Sindicato forte está sempre pronto para defender sua categoria”.
Verdinho ressalta também que o acordo negociado pelo SMetal garante o pagamento da parte que cabe ao governo, caso ele deixe de pagar. “Da mesma maneira que lidou mal com a crise toda, o governo deixa os trabalhadores inseguros ao abrir a possibilidade de não pagar a sua parte. Se isso acontecer, temos a garantia que a empresa cubre esse valor, dando mais tranquilidade aos metalúrgicos”.
O acordo também renova as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho e reorganiza os turnos de trabalho.
Realizada à distância, a assembleia eletrônica foi criada pelo SMetal para garantir a participação da categoria nas decisões e proteger os trabalhadores de uma possível contaminação pela Covid-19. O sistema garante o sigilo do voto.