Manifesto de solidariedade aos presos políticos brasileiros

A JUVART reunida em seu II Encontro Nacional no Instituto Cajamar, nos dias 31 de janeiro, 1º e 02 de fevereiro, manifesta seu repúdio ao julgamento político-midiático que é a Ação Penal 470

JUVART (Juventude da Articulação Sindical da CUT)

A Juventude da Articulação Sindical da CUT (JUVART), reunida em seu II Encontro Nacional no Instituto Cajamar, nos dias 31 de janeiro, 1º e 02 de fevereiro, manifesta seu repúdio ao julgamento político-midiático que foi – e continua sendo – a Ação Penal 470, que tem ocupado espaços imensos na velha mídia que apoiou a ditadura, sem que o mesmo tratamento se dê a situações similares, como é o caso do “mensalão do PSDB mineiro” e da “Caixa de Pandora”, do DEM, que tem recebido tratamento diferenciado pelo STF e por uma mídia que faz papel de partido político de oposição.

Condenações sem provas, utilização (de forma equivocada) de tese jurídica importada da Alemanha, manutenção em regime fechado de quem foi julgado para o semiaberto; recusa do desmembramento, levando a julgamento pelo STF quem deveria ser julgado em outras instâncias; decreto de prisões antes de seu final, sem análise dos embargos infringentes, ou seja, o STF, principalmente o relator da AP 470, cometeu uma série de irregularidades que vem sendo seriamente questionadas por juristas de renome. Tais irregularidades se assemelham a farsa jurídica que ocorreu na França no final do século XIX, conhecida como Caso Dreyfus.

Manifestamos nossa mais ampla e irrestrita solidariedade aos que foram vitimados por esse processo. Que foram julgados, condenados e presos sem que provas tenham sido apresentadas. A grande rede de solidariedade que se formou para angariar recursos financeiros para o pagamento das elevadas multas impostas a José Genoino e Delúbio Soares é uma manifestação de quem sabe que uma grande injustiça foi cometida por um tribunal que vem pautando suas ações pela pressão da velha mídia.

Manifestamos ainda nossa solidariedade aos companheiros e companheiras que montaram o acampamento próximo ao STF, denominado “Movimento de Solidariedade aos Presos Políticos do PT”, instalado desde a prisão midiática ocorrida no dia 15 de novembro de 2013 e convocamos a juventude para se mobilizar em torno do apoio político e financeiro pela manutenção desse acampamento até que essa situação surreal criada pela AP 470 seja superada e pelo pagamento das multas (injustas) que brevemente serão impostas a José Dirceu e João Paulo Cunha.

Solidariedade e justiça aos presos políticos brasileiros!

São Paulo, 1º de fevereiro de 2014.

Juventude da Articulação Sindical da CUT – JUVART

ensino tecnico gratuito para estudante de eensino público estadual senac sorocaba vagas