Busca
Falta um mês

Mais de 160 mil eleitores ainda não cadastraram a biometria

O cancelamento do título impossibilita a emissão de passaporte, a participação de concurso público, empréstimos bancários e, caso a pessoa ganhe na loteria, não poderá retirar o prêmio; entre outras penalidades

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Ao contrário do que muitos pensam, a falta de cadastramento acarreta não apenas em multa e cancelamento do título, mas também em uma série de outras sanções

Ao contrário do que muitos pensam, a falta de cadastramento acarreta não apenas em multa e cancelamento do título, mas também em uma série de outras sanções

Daqui a apenas um mês, no dia 23 de março, termina o prazo para os eleitores realizarem o cadastramento biométrico. Até a tarde desta terça-feira, dia 20, 322.138 sorocabanos, que representam 66% dos 488.088 eleitores na cidade, haviam realizado o cadastramento obrigatório das digitais. Ou seja, 165.950 eleitores ainda não realizaram o cadastro.

De acordo com João Lima, chefe do cartório eleitoral de Sorocaba, uma das razões da baixa procura é a falta de conhecimento sobre a obrigatoriedade do cadastro. “Acreditamos que o eleitor está imaginando ainda que, como foram nas últimas duas eleições, quem tinha feito cadastramento votava e quem não o fez também”, disse.

Porém ele alerta que se o eleitor perder o prazo (23 de março), já no dia 24 inicia o processo de cancelamento do título. Além de não poder votar nas eleições de 2018, o cancelamento traz várias restrições à vida civil, principalmente em relação ao CPF.

“A pessoas ficam impossibilitadas, por exemplo, de tirar o passaporte; de participar de concurso público; adquirir empréstimo em instituição bancária e, até mesmo, retirar prêmio caso ganhe na Mega-Sena”, afirmou.

E completa: “em algumas empresas privadas, inclusive, um dos documentos comprobatórios de admissão é a quitação eleitoral”.

Além de Sorocaba, o cadastramento biométrico é obrigatório em Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim. Nas cidades da região, em média, 68% do eleitorado realizou o cadastro até terça, 20.

Ônibus da Biometria

Além dos postos fixos de atendimento (veja ao lado), a Justiça Eleitoral lançou em Sorocaba, no dia 30 de janeiro, o Ônibus da Biometria, um veículo adaptado para realizar o cadastramento biométrico de eleitores em bairros mais distantes.

Nesta semana, o atendimento itinerante acontece na Oficina do Saber da Vila Barão, das 8h às 18h.

Locais de atendimento

• Cartórios eleitorais (Limite de 1 mil atendimentos por dia)
De segunda a sexta, das 9h às 18h. A partir de março, também abre aos sábados e domingos, das 9h às 16h. Praça da Maçonaria, s/nº, Jardim Paulistano (prédio do antigo fórum).

• Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga (Limite de 20 atendimentos por dia)
De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Rua Estado de Israel, 424. Jd. Ipiranga.

• Posto de Biometria no Shopping Iguatemi Esplanada (Limite de 2 mil atendimentos por dia)
De segunda a sexta, das 9h às 19h; A partir de março, também abre aos sábados, das 11h às 18h.
Avenida Izoraida Marques Peres, 401.

• Poupatempo (Limite de 300 atendimentos por dia)
De segunda a sexta, das 9h às 17 horas, e no sábado, das 9h às 13h. Rua Leopoldo Machado, 525, Centro (próximo ao terminal São Paulo)

tags
biometria biométrico cadastro cancelamento eleição eleitor sanção Sorocaba título
VEJA
TAMBÉM