Os rumos da Campanha Salarial 2021 é tema de uma live que acontece nesta terça-feira, 21, a partir das 19h, no Facebook e no YouTube do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
Para discutir o tema, o presidente do Sindicato, Leandro Soares, vai receber Erick Silva, presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT-SP). “Precisamos levar para a categoria como está a situação, quais propostas temos das bancadas patronais e como vamos seguir a partir de agora”, assegura Leandro.
Inflação alta, tudo caro
A data-base dos metalúrgicos é 1º de setembro. A inflação acumulada, em um ano, fechou em 10,42%. “A crise causada pela pandemia da Covid-19, somada ao desgoverno de Bolsonaro fez a inflação disparar e pesar no bolso dos trabalhadores”, lembra Leandro.
Para ele, é preciso buscar um reajuste para recuperar o poder de compra dos metalúrgicos. “A alimentação básica, o gás de cozinha, o combustível, tudo ficou muito mais caro e penaliza a classe trabalhadora. Enquanto isso, os trabalhadores continuaram produzindo mesmo com a pandemia e, por isso, o valor dessa mão de obra precisa ser reconhecido”.
Apesar da indústria apresentar bons números, as bancadas patronais querem pagar o reajuste parcelado em duas ou até mesmo em três vezes.
“Vamos continuar lutando por reajuste digno e para isso precisamos da união e mobilização da categoria. Só com a força dos metalúrgicos vamos pressionar os patrões para chegar ao reajuste que merecemos”, finaliza Leandro.
Não perca a live desta terça-feira, 21, a partir das 19h, pelo Facebook e Youtube do SMetal!