Os trabalhadores da empresa Kanjiko, em Sorocaba, vão receber a primeira parcela do Programa de Participação nos Resultados (PPR) 2020 em abril. O acordo foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), com a participação da comissão de PPR e do Comitê Sindical de Empresa (CSE). Os critérios para negociar o benefício foram definidos com os trabalhadores em assembleia realizada no mês de fevereiro.
De acordo com o diretor do SMetal João Farani, a negociação também garantiu o pagamento integral da primeira parcela do PPR para as trabalhadoras que estão em licença maternidade e para os trabalhadores afastados por acidente de trabalho. Farani completa que os funcionários admitidos até o dia 15 de janeiro de 2020 também recebem a primeira parcela integral.
Farani explica que, por conta das mudanças provocadas pela crise do coronavírus, as negociações foram realizadas virtualmente. Ele completa que o Sindicato não mediu esforços para garantir o benefício aos trabalhadores. “Nesse momento de incertezas, intensificamos nosso trabalho em prol dos metalúrgicos e conseguimos antecipar o pagamento do PPR 2020. É sem dúvida uma grande conquista para todos os trabalhadores da Kanjiko”.
Coronavírus
Os trabalhadores da Kanjiko, que é sistemista da Toyota, voltam ao trabalho no dia 22 de abril. A paralisação na produção foi negociada pelo SMetal como o objetivo de conter a disseminação do coronavírus.
A Kanjiko é fornecedora da montadora Toyota e tem 565 trabalhadores.