A Central Única dos Trabalhadores e demais centrais sindicais (Força Sindical, UGT, CTB, CSB, Nova Central, CGTB, Intersindical, Intersindical Instrumento de Luta e Conlutas) iniciaram na terça-feira, 10, uma Jornada de Lutas por Empregos e Direitos.
O objetivo é alertar sobre os perigos da MP 905, o Programa Verde e Amarelo, que altera a CLT, trazendo redução do FGTS, o parcelamento do 13º salário e das férias, o fim do pagamento das horas extras aos domingos e feriados e taxa os desempregados em até 7,5% para isentar os empresários de 34% de encargos trabalhistas.
O coordenador da subsede da CUT de Sorocaba, Ademilson Terto da Silva, explica que um calendário regional será estabelecido para 2020. “Vamos trazer a discussão para nossa região, na busca de caminhos para barrar mais esse retrocesso”. A agenda para Sorocaba será divulgada no Portal SMetal.
Reivindicações da Jornada Nacional de Lutas
Para os membros da Jornada Nacional de Lutas, são urgentes medidas e projetos que, efetivamente, gerem crescimento econômico para a ampliação do poder de compra dos trabalhadores. Entre elas, o aumento do salário mínimo e a ampliação dos benefícios sociais, além da revogação das medidas nocivas à classe trabalhadora, como a Reforma Trabalhista, de 2017, e a rejeição da MP 905/2019, da Carteira Verde e Amarela.
PAUTA UNIFICADA:
• Retomar o crescimento econômico
• Ampliação do emprego de qualidade com programa de inclusão produtiva
• Retomada das obras públicas paradas
• Reduzir a informalidade e garantir proteção ao desempregado