Busca
Sorocaba

Izídio é escolhido presidente da CPI da Saúde de Sorocaba

O vereador Izídio de Brito (PT) foi indicado presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde de Sorocaba. Waldomiro de Freitas (PSD) é o relator. Primeira reunião foi nesta terça, 13

Imprensa SMetal
Luciano Quirino/AI Câmara Municipal
Segundo Izídio, comissão será punitiva e, ao mesmo tempo, propositiva

Segundo Izídio, comissão será punitiva e, ao mesmo tempo, propositiva

O vereador Izídio de Brito (PT) vai presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, instaurada pela Câmara Municipal de Sorocaba para apurar irregularidades no atendimento da saúde na cidade. A relatoria da CPI ficou com vereador Waldomiro Raimundo de Freitas (PSD). A escolha do presidente e relator foi realizada na tarde desta terça-feira, dia 13, durante a primeira reunião dos integrantes da Comissão.

A Comissão definida hoje pelo presidente da Câmara, José Francisco Martinez (PSDB), tem 13 membros (veja aqui).

Na reunião desta tarde, além de eleger presidente e relator, os membros também definiram a linha de atuação bem como as primeiras tarefas. Izídio foi o parlamentar que, na semana passada, apresentou o requerimento pedindo a abertura da CPI.

Depoimentos marcados

De acordo com Izídio, além de requerer uma série de cópias de documentos à prefeitura, quatro depoimentos já foram agendados. No dia 10 de setembro o provedor da Santa Casa Misericórdia de Sorocaba, José Antonio Fasiaben, e o diretor do pronto-socorro da Santa Casa e ex-secretário municipal de Saúde, Milton Palma, deverão dar explicações à CPI.

Já no dia 17, a comissão vai ouvir o atual secretário municipal de Saúde, Armando Raggio, e o ex-secretário de saúde, Ademir Watanabe.

Os documentos que serão solicitados à prefeitura para os primeiros trabalhos da CPI estão a relação de prestadores de serviços, relação dos fornecedores, registro de frequência dos médicos, contrato de obras de ampliação Santa Casa e do Hospital Evangélico entre outros.

Comissão propositiva

“Todos os membros da CPI foram unânimes no entendimento de que essa CPI deve punir os responsáveis [por eventuais problemas no atendimento da saúde em Sorocaba] e ser propositiva. Isto é, levantar o máximo de informações para que possamos apresentar mudanças que façam com que a população tenha um atendimento mais rápido e mais digno”, afirmou Izídio.

Ainda segundo o presidente da CPI, os integrantes poderão realizar diligências nas unidades de saúde e, ainda, convocar médicos da rede municipal que eventualmente tenham sido denunciados por faltas injustificadas.

Além de Izídio e Waldomiro, fazem parte da CPI os vereadores José Crespo (DEM), Rodrigo Manga (PP), Fernando Dini (PMDB), Claudio do Sorocaba I (PR), Paulo Mendes (PSDB), IrineuToledo (PRB), Jessé Loures (PV), Marinho Marte (PPS), Waldecir Morelly (PRP), pastor Apolo (PSB), Luis Santos(PMN), e Waldomiro de Freitas (PSD).

Os vereadores Cláudio do Sorocaba I , Paulo Mendes e Luis Santos não participaram da primeira reunião da CPI.

Reportagem publicada nesta quarta-feira, dia 14, no jornal Cruzeiro do Sul mostra que atualmente 62 mil pessoas aguardam na fila de espera da saúde municipal. (Veja aqui)

tags
camara municipal comissao de saúde CPI CPI da saúde fasiaben Hospital Municipal izidio santa casa de sorocaba saúde Sorocaba watanabe
VEJA
TAMBÉM