Representação

Izídio de Brito se licencia do SMetal e vai concorrer às eleições para vereador

Figura conhecida das ações do Sindicato, Izídio concedeu entrevista especial para a Folha Metalúrgica; confira

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal

Atualmente, Izídio é diretor executivo e secretário de organização do SMetal.

A partir do dia 5 de junho o metalúrgico, Izídio de Brito se licenciará de seu cargo enquanto secretário de organização do SMetal, para ser pré-candidato nas eleições municipais deste ano, em Sorocaba. Figura conhecida das ações do Sindicato, Izídio concedeu entrevista especial para a Folha Metalúrgica. Confira:

Você está se afastando do Sindicato para ser pré-candidato a vereador. O que te levou a essa decisão?

Nosso sindicato tem uma história importante de ação sindical e cidadã, e é nesse lugar que me formei politicamente. Meu objetivo é estar, mais uma vez, nesse espaço político para representar não só a categoria metalúrgica, mas todos os trabalhadores da cidade.

Você sempre esteve muito ligado à questão do Sindicato Cidadão. Você acredita que as pautas sociais defendidas por esse segmento podem ser ecoadas nos espaços políticos?

Sim, eu acredito muito. A atuação do SMetal é responsável por boa parte de discussões de qualificação profissional na cidade. Somos pioneiros no combate à fome, com a criação do BAS e na criação do Fórum Regional de Desenvolvimento, que gerou a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Mas Sorocaba ainda é muito desigual, portanto, o conceito de Sindicato Cidadão já deu frutos, mas ainda tem muito no que caminhar.

Na sua visão, quais são os problemas mais emergenciais que a população da cidade tem enfrentado?

O investimento na saúde pública precisa ser uma prioridade, especialmente a saúde preventiva, que foi desmontada pela terceirização. Além disso, precisamos fazer um grande balanço da educação e fazer um planejamento de construção de creches e escolas integrais.

Estamos falando bastante de crescimento econômico, investimento na indústria e criação de emprego. Como Sorocaba pode ser posicionada neste cenário?

O crescimento econômico tem que proporcionar novas oportunidades, geração de emprego e distribuição de renda, por meio de serviços estatais, como saúde, moradia e educação, e não pode servir apenas para uma minoria.

A RMS é um importante polo industrial e tem muito potencial, mas precisamos que o poder público tenha interesse em planejar esse processo. Então, a Câmara precisa propor debates com a população sobre a importância do investimento produtivo e como isso, impacta em todas as áreas da economia.

Qual seu recado para a categoria?

Somos uma categoria ousada, que sempre foi a linha de frente de todas as lutas pelos os direitos da classe trabalhadora. E temos que continuar assim: reivindicando nossos direitos e disputando os espaços de poder.

Leia mais: Metalúrgico, Izídio de Brito é pré-candidato a vereador e se afasta da direção do SMetal

camara municipal eleições Izídio de Brito Políticas Públicas representação