Busca
Mobilização

Greve por PPR na Syl chega ao 3º dia

Os trabalhadores da Syl Freios, instalada no bairro Aparecidinha, em Sorocaba, estão em greve desde a última terça, dia 14. Eles querem que a empresa melhore a participação nos resultados (PPR)

Imprensa Smetal
Foguinho/Imprensa Smetal
A Syl freios fica no bairro Aparecidinha, em Sorocaba; trabalhadores têm almoçado em frente à fábrica durante a greve

A Syl freios fica no bairro Aparecidinha, em Sorocaba; trabalhadores têm almoçado em frente à fábrica durante a greve

Os trabalhadores da Syl Freios, instalada no bairro Aparecidinha, em Sorocaba, estão em greve desde a tarde da última terça-feira, dia 14. Eles querem que a empresa melhore a proposta de Programa de Participação nos Resultados (PPR) deste ano.

Os trabalhadores consideram baixo o valor oferecido pela empresa e querem a antecipação da primeira parcela do prêmio, prevista somente para setembro.

O Sindicato dos Metalúrgicos, que está liderando a mobilização, não divulga o valor do PPR oferecido pela Syl para não prejudicar as negociações na fábrica e em outras empresas.

Em negociação ocorrida ontem (quarta-feira) a empresa ofereceu melhorar o valor de PPR em R$ 50 por funcionário. O Sindicato considerou a proposta “uma ofensa” aos trabalhadores, que realizaram assembleias e decidiram manter a paralisação.

A Syl, por sua vez, pediu julgamento da greve no Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas (15ª Região). A audiência, porém, foi agendada somente para o próximo dias 22, às 11h, em Campinas.

Sindicato quer negociar
Já o Sindicato afirma que está disposto a retomar as negociações para tentar chegar a uma proposta que atenda às expectativas dos trabalhadores.

Enquanto fábricas metalúrgicas de 30 funcionários reajustam o PPR em 10% e empresas maiores aumentam a participação de 2011 em até 70%, a Syl, que conta com 340 funcionários em Sorocaba, quer reajustar o prêmio em apenas 8% este ano.

Após assembleia às 14h de hoje (16), em frente à fábrica, todos os funcionários deixaram o local e voltam a se reunir amanhã (sexta-feira), no período da manhã, para avaliar o movimento.

Mas os sindicalistas afirmam que, sem nova proposta por parte da empresa, a greve deverá continuar.

tags
greve PPR syl
VEJA
TAMBÉM