Fundição chega a 5% de reajuste e assina Convenção Coletiva com a FEM

Com a assinatura da Convenção Coletiva com o grupo patronal da Fundição, 90% da categoria na base do SMetal Sorocaba está contemplada com acordos na Campanha Salaria 2018

Marina Selerges / FEM-CUT
A assinatura da Convenção Coletiva com a Fundição aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 1

Na manhã desta quinta-feira, dia 1, a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT) e a bancada patronal da Fundição assinaram Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com vigência de dois anos (de 2018 a 2020). Além das cláusulas sociais, o acordo prevê 5% de reajuste nos salários, referente à inflação da data-base dos metalúrgico, que foi 3,64%, mais 1,31% de aumento real.

Com a assinatura da Convenção Coletiva da Fundição, 90% da categoria representada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) está contemplada com acordos na data-base deste ano, faltando apenas os grupos 10 e Estamparia de metais para encerrar a Campanha Salarial dos Metalúrgicos 2018.

“Em tempos de Reforma Trabalhista e o fim da ultratividade sobre as CCTs, garantir aos trabalhadores todos os direitos da Convenção anterior é uma grande conquista. Além disso, como defendemos desde o início da campanha, não assinamos nenhum acordo sem aumento real, e o acordo construído com os outros grupos, foi assinado hoje também com a Fundição”, afirma o presidente da FEM-CUT, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão.

Negociação por empresa

De acordo com o presidente do SMetal, Leandro Soares, o Sindicato iniciou, na última semana, negociações por empresas do Grupo 10. O intuito, segundo ele, “é não deixar nenhum trabalhador sem um reajuste digno nos salários e a proteção da nossa Convenção Coletiva”.

Além do Grupo 10, apenas a Estamparia não fechou a Campanha Salarial deste ano, mas na base representada pelo SMetal não há empresas desse segmento.

Dúvidas sobre a Campanha Salarial?

Muitos trabalhadores e trabalhadores da categoria não sabem em qual grupo patronal a empresa em que trabalham se enquadra e se está contemplado ou não nos acordos da Campanha Salarial firmados. Caso você também tenha essa dúvida, entre em contato conosco! Pode ser via telefone, pelo (15) 3334-5400; pelo Faceboook (facebook/smetalsorocaba) ou pelo Portal SMetal, no Fale Conosco’.

acordo assinatura aumento campanha CCT coletiva convenção cut fem patronal reajuste reforma salarial salário sindicato SMETAL trabalhista