Busca
Inclusão

Funcionários do SMetal concluem curso de língua de sinais

Funcionários do SMetal concluíram no último sábado, dia 5, a última etapa do curso de Libras. O curso teve como objetivo aprimorar o atendimento e promover a inclusão de pessoas surdas na entidade

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A formatura do curso de Libras aconteceu na sede do SMetal, em Sorocaba

Funcionários do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) concluíram no último sábado, dia 5, a terceira e última etapa do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso teve como objetivo aprimorar o atendimento e promover a inclusão de pessoas surdas na entidade.

“Entendemos que acessibilidade não é apenas adequar o prédio para cadeirante, é incluir e dar condições para as pessoas terem direito à comunicação, a nos entendermos e nos relacionarmos como iguais. Enquanto diretoria, ficamos muito felizes com a dedicação dos nossos funcionários e desejamos que o SMetal seja exemplo para outros sindicatos”, afirmou o presidente do SMetal, Ademilson Terto da Silva.

Como trabalho de conclusão do curso avançado de Libras, os funcionários fizeram uma apresentação em vídeo do livro “O Sonho de Lara”, do autor João Aparecido Almeida do Nascimento, adaptando a história para a língua de sinais.

A obra, lançada pelo Banco de Alimentos de Sorocaba, conta a história da menina Lara que, apesar dos esforços dos pais, não se alimentava adequadamente, até que um sonho mudou totalmente seu comportamento à mesa.

A professora de libras Maria Ângela de Oliveira Oliveira mostrou ainda imagens do aprendizado dos alunos ao longo do curso, que teve início em julho deste ano. Com carga horária total de 80 horas, as aulas ocorreram aos sábados e foram divididas em três níveis: básico, intermediário e avançado.

“Vocês estão servindo de exemplo para todo o país de que se pode fazer um sindicato bilíngue”, garantiu Maria Angela. Segundo ela, o projeto de inclusão do SMetal, com aulas de capacitação em libras aos seus funcionários, é pioneiro no Brasil.

A formatura aconteceu na sede do SMetal e contou com a participação de diretores da entidade e familiares dos alunos.

Funcionários do SMetal concluem curso de língua de sinais

tags
acessibilidade atendimento capacitação curso funcionários fundionários libras linguagem Sede sinais SMETAL Sorocaba terto
VEJA
TAMBÉM