Busca
Saúde

Epidemia de dengue pode se repetir em 2016

Sorocaba pode ter um número alto de casos de dengue no primeiro semestre de 2016. O alerta é da Vigilância em Saúde da cidade em boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira

Imprensa SMetal
Divulgação

No primeiro semestre de 2015, Sorocaba passou por uma epidemia de dengue. De janeiro a maio, o município teve mais de 52 mil casos da doença

Sorocaba pode ter um número alto de casos de dengue no primeiro semestre de 2016. O alerta é da Vigilância em Saúde da cidade em boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira, dia 14.

“A situação atual é parecida à do ano passado, havendo novamente a possibilidade de elevados números de casos para o primeiro semestre de 2016”, informou o boletim da vigilância. No documento, o órgão explica que um aumento de casos de dengue no mesmo período de 2014 já sinalizava a possibilidade de epidemia no município, surto que se concretizou no primeiro semestre de 2015.

Nos últimos três meses, de 5 de julho a 10 de outubro, foram notificados 503 casos suspeitos de dengue, sendo que 20 deles (3,9%) foram confirmados e 483 (96,1%) foram descartados. Dos 20 casos confirmados, 16 são autóctones e quatro importados. Já em 2014 haviam 26 casos da doença no mesmo período.

Segundo a vigilância, o número de casos registrados no segundo semestre deste ano preocupa a Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), que irá intensificar as ações de prevenção e combate, além de manter as permanentes.

Chikungunya e Zika

O boletim traz também informações referentes à Febre Chikungunya e ao vírus Zika.

Do dia 5 de julho até a presente data, foram notificados três casos suspeitos de Chikungunya, sendo um positivo importado e dois que aguardam resultado de exames.

Quanto à febre pelo vírus Zika, neste mesmo período foram cinco notificações, sendo três descartadas e duas ainda estão em processo de avaliação clínica.

A nova edição do boletim divulgada na quarta-feira, dia 14, pela vigilância mostra os dados sobre as doenças na cidade a partir do Ano Dengue 2015-2016, que teve início no último dia 5 de julho (Semana Epidemiológica 27), conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Epidemia em 2015

No primeiro semestre de 2015, Sorocaba passou por uma epidemia de dengue. De janeiro a maio, o município teve mais de 52 mil casos da doença, o que representava uma pessoa infectada a cada 12,1 habitantes.

Em julho 2015 a Imprensa do SMetal, por meio da Revista Ponto de Fusão, produziu uma reportagem comparando os números de casos da doença na cidade com os municípios que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba, o Estado de São Paulo e o país. A pesquisa comprovou que Sorocaba foi líder absoluta de casos de dengue por habitante.

Clique aqui para ler a reportagem completa “Dengue: Em 2016 ele volta?”, da Revista Ponto de Fusão.

tags
dengue doença epidemia mosquito prevenção saúde Sorocaba vigilância
VEJA
TAMBÉM