Ação Sindical

Empresas metalúrgicas adotam medidas de prevenção ao coronavírus

O SMetal tem orientado as fábricas de Sorocaba e região a tomarem providências emergenciais para evitar a disseminação da Covid-19 e a como agirem em caso de suspeita de trabalhadores com a doença

Arquivo/Imprensa SMetal
O Sindicato recebeu a informação de ações preventivas ao coronavírus em mais de 20 empresas metalúrgicas de Sorocaba e região

Diversas empresas metalúrgicas de Sorocaba e região estão tomando medidas de prevenção à infecção pela Covid-19, o novo coronavírus. Em nota divulgada nos últimos dias, o Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) orientou as fábricas da categoria a tomarem algumas providências emergências para evitar a disseminação do vírus e a como agirem em casos de suspeita de trabalhadores com a doença.

Até às 10h desta quarta-feira, 18, a entidade recebeu a informação de ações preventivas nas seguintes empresas: Gerdau, Clarios, Gestamp/NCSG, CNH Case, Scherdel, Robert Bosch, Metalac, Schaeffler, ZF do Brasil, Edscha, Vossloh Cogifer, Toyota, Kanjiko, Prysmian, Flextronics, Hurth Infer, Inovadores, NAL do Brasil, Varroc, Eicos Sensores e Seco Tools.

Entre as medidas estão a disponibilização de álcool em gel para higienização dos trabalhadores; limite de pessoas no refeitório para evitar aglomerações; cuidados na entrada de visitantes; licença-remunerada a pessoas em situação de risco, como gestantes e trabalhadores com mais de 60 anos; distância mínima entre os trabalhadores, entre outros.

Além de orientar as empresas, o Sindicato também alterou alguns atendimento na sede e fechou, temporariamente, serviços como a Colônia de Férias, o Clube de Campo, cursos e a Escolinha de Futebol do São Bento.

Por deliberação da diretoria, as assembleias também foram suspensas, por tempo indeterminado, para evitar aglomerações, seguindo a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O presidente do Sindicato, Leandro Soares, explica que o Sindicato está atento às orientações que vêm de órgão especializados em saúde e novas medidas podes ser realizada a qualquer momento.

“Além de pensar em ações para garantir a preservação da saúde do trabalhadores, estamos à disposição das empresas para negociar ferramentas que garantam a renda e o emprego de todos da nossa categoria”, conclui.

Denuncie

Se a empresa em que você trabalha não está cumprindo essas orientações ou cometendo alguma irregularidade, denuncie ao Sindicato pelo (15) 3334-5400 ou no campo ‘Denuncie’, do Portal SMetal. O sigilo é garantido.

coronavirus covid denuncie Gripe orienta prevenção saúde sindicato SMETAL Sorocaba virus