Busca
Busca
Sindicato atuante

Em defesa do metalúrgico, SMetal dialoga com Edscha e atua para estreitar laços com empresa

Diretores do SMetal debatem geração de emprego, desenvolvimento regional e reforça papel atuante do sindicato na região

Amanda Monteiro/Imprensa SMetal
Amanda Monteiro/Imprensa SMetal

Durante a visita, os diretores da fábrica anunciaram que há previsão de ampliação da fábrica.

Na manhã da última quarta-feira, 15, os dirigentes executivos no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba de Sorocaba e Região (SMetal), juntamente com o Comitê Sindical de Empresa (CSE), realizaram uma visita à linha de produção da Edscha do Brasil, junto aos diretores da fábrica. A iniciativa teve como objetivo principal estreitar laços, compreender de perto os processos industriais e os desafios colocados para o futuro dos trabalhadores e trabalhadoras.

Para Leandro Soares, presidente do SMetal, essa iniciativa demonstra o compromisso da entidade em estar presente e atuante nos processos que impactam diretamente a vida dos trabalhadores.

Os representantes sindicais tiveram a oportunidade de conhecer cada etapa do processo produtivo. Essa imersão, segundo a direção, permitiu uma troca de informações valiosa entre as partes envolvidas, destacando a importância da parceria mútua para o desenvolvimento sustentável da indústria local.

Além disso, Silvio Ferreira, secretário-geral da entidade, ressalta que “num mundo onde as relações de trabalho são cada vez mais complexas e dinâmicas, o sindicato continua a desempenhar um papel fundamental na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores, com o compromisso de criar um ambiente de negociação onde possa garantir investimentos, geração de empregos e avanço nas condições de trabalho”.

Ampliação da planta e geração de empregos

Ainda durante a visita, os diretores da fábrica anunciaram que há previsão de ampliação da fábrica. Além de aumentar a capacidade produtiva, essa iniciativa deve gerar um impacto significativo na criação de novos empregos, fortalecendo assim a economia local e regional.

Leandro Soares relembra que a geração de empregos é uma bandeira da atual gestão do SMetal.

“Um dos eixos da campanha é um sindicato propositivo, visando a defesa da indústria nacional e local, que é uma fonte importante de empregos para os trabalhadores metalúrgicos. Se a indústria for enfraquecida ou perder competitividade, isso pode resultar em demissões em massa e desemprego”.

Ainda assim, Antonio Welber Filho (Bizu), diretor executivo do SMetal, complementa: “É de extrema importância estar à frente do que acontece com os trabalhadores da nossa base, visando trazer melhorias e mais benefícios para a categoria metalúrgica de Sorocaba e região”.

Desenvolvimento regional

Silvio Ferreira também destaca que quando uma indústria se desenvolve em uma região, os benefícios se estendem por toda a comunidade, tendo em vista que a criação de empregos é crucial para elevar a renda dos trabalhadores e melhorar o padrão de vida da população de Sorocaba e das 13 cidades que o sindicato representa.

“Os trabalhadores empregados na indústria têm recursos para gastar localmente, impulsionar o comércio e os negócios locais. Isso estabelece um ciclo virtuoso de prosperidade, como evidenciado pelo fato de que somente em 2023, os metalúrgicos injetaram mais de R$ 514 milhões na economia de Sorocaba e região”, diz o secretário-geral.

Sindicato atuante

“Ao envolver-se no processo de ampliação da fábrica, o sindicato pode garantir que os trabalhadores tenham voz nas decisões que afetam suas vidas e meios de subsistência, podendo garantir que os interesses e necessidades dos trabalhadores sejam considerados e protegidos durante o processo de expansão”, afirma Francisco Lucrécio Junior Saldanha, diretor executivo do SMetal.

Além disso, a visita reforça a postura do Sindicato como um mediador eficaz entre os trabalhadores e as empresas, evidenciando a disposição para o diálogo construtivo e a busca por soluções que atendam aos interesses de ambas as partes.
Estiveram presentes na agenda os membros do CSE Douglas Nunes da Silva (Zóio) e Newton Alberto Fernandes Pereira (Mineiro).

SMetal nas redes sociais

tags
desenvolvimento dialogo edscha Emprego sindicato atuante
VEJA
TAMBÉM