Busca
Opinião

Em defesa do emprego e da segurança veicular

Confira nota do presidente da FEM-CUT/SP, Valmir Marques da Silva, Biro Biro, sobre a resolução 311/2009 do Contran

FEM/CUT
Mídia Consulte

Valmir Marques é presidente da Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT/SP

A Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da CUT/SP (FEM-CUT/SP), entidade que representa 260 mil metalúrgicos no Estado de SP, manifesta preocupação com a Resolução 311/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), divulgada nesta semana, que determina a obrigatoriedade do uso de sistema de freios ABS e airbags dianteiros para 100% da produção nacional de veículos, prevista para 1º de janeiro de 2014.

A medida, se entrar em vigor, colocará em risco a manutenção de aproximadamente 20 mil postos de trabalho que envolvem, em todo o Brasil, a produção de veículos que deixariam de ser comercializados a partir do novo ano. Na região do ABC paulista, o impacto seria de quatro mil trabalhadores de montadoras e fornecedores de autopeças.

Esse cenário preocupa a nossa Federação, que tem como princípio cutista a luta intransigente pelos direitos dos trabalhadores, e isso se estende à manutenção dos empregos, que são vitais para o desenvolvimento de qualquer nação.

Reforçamos o nosso apelo ao governo federal que estabeleça um processo de transição, para 2014 e 2015, na implantação da Resolução 311 do Contran, de forma a garantir a manutenção dos postos de trabalho no ramo metalúrgico, bem como salientamos a importância da legislação que aumenta a segurança veicular.

O diálogo é sempre o melhor caminho na busca de soluções e acreditamos que é possível avançarmos juntos, trabalhadores, governo e a indústria automobilística, no sentido de construir alternativas que minimizem os efeitos no emprego da aplicação desta necessária Resolução, criando um ambiente em todos sejam contemplados.

Valmir Marques da Silva, Biro Biro, é presidente da Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT/SP.

tags
airbags biro-biro contran cut fem freios abs presidente da cut projeto valmir marques da silva veículos
VEJA
TAMBÉM