Busca
Metalúrgicos

Eleições da categoria metalúrgica começam nesta quarta, 23

Votação, que corresponde ao primeiro turno, começa quarta e vai até sexta, dia 25

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal
Metalúrgicos aprovam as regram das eleições durante assembleia realizada na sede da Amaso, em Sorocaba

Metalúrgicos aprovam as regram das eleições durante assembleia realizada na sede da Amaso, em Sorocaba

Começam nesta quarta-feira, dia 23, e vão até o dia 25, sexta, as votações do primeiro turno das eleições do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região. As votações do segundo turno acontecerão nos dias 23, 24 e 25 de março.

No primeiro turno as eleições acontecem apenas em 51 fábricas, onde há candidatos ao Comitê Sindical de Empresas (CSE), e no Comitê Sindical dos Aposentados Metalúrgicos.
Cada trabalhador eleito no primeiro turno vai integrar o Comitê Sindical de Empresa (CSE) na fábrica onde ele trabalha e, ao mesmo tempo, também passará a integrar a Diretoria Plena do Sindicato, que terá neste ano, 131 sindicalistas eleitos diretamente pelos trabalhadores.

Nestas eleições são 134 pessoas candidatas aos 52 CSEs, sendo 131 candidatos pela CHAPA 1 e três pela CHAPA 2.
Os votos serão coletados por urnas itinerantes, que visitarão fábrica por fábrica, e por urnas fixas instaladas em fábricas de grande porte e na sede do Sindicato, que fica na rua Júlio Hanser, 140, Lajeado, perto da rodoviária.

No segundo turno os eleitos no primeiro poderão se organizar em chapas e disputar os votos de todos os metalúrgicos que tenham ao menos três meses de sindicalização. Nessa etapa, serão eleitas a Diretoria Executiva (incluindo o presidente), o Conselho da Diretoria, o Conselho Fiscal e os suplentes, totalizando 27 metalúrgicos entre os 131 eleitos em primeiro turno.

Dos cerca de 40 mil trabalhadores metalúrgicos de Sorocaba e região, que abrange Sorocaba e outras 13 cidades da região, aproximadamente 15 mil trabalhadores terão direito a voto no primeiro turno e 20 mil no segundo turno.

As eleições dos metalúrgicos de Sorocaba e região acontece a cada três anos.

Modelo de CSE
O modelo de eleição dos metalúrgicos de Sorocaba, que tem como base os co¬mitês sindicais de empresa (CSE), é considerado pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) da Central Única dos Trabalhadores (CUT) como um dos mais avançados e democrá¬ticos do país.

Esse modelo permite a eleição de um número bem maior de representantes sindicais do que nas votações convencionais.

Na eleição convencio¬nal, um número fixo de candidatos (cerca de 30 pessoas) formavam as chapas para dispu¬tar as eleições. Neste modelo, os trabalhadores representantes de uma pequena parcela de empresas contam com representantes na direção sindical.

No formato com CSE, pode haver representação sindi¬cal em toda empresa onde venha ocorrer candidaturas e significa a verdadeira organização dos tra¬balhadores no local de trabalho e, de fato, a presença do sindicato na fábrica.

tags
CSEs Eleição sindical primeiro turno
VEJA
TAMBÉM