Busca
Corrupção

Delações provam que a Justiça também tem lado

Saída do país do empresário Joesley Batista, que denuncia ter usado juízes e procurados em seu benefício, mostra que a justiça também precisa ser investigada

Imprensa SMetal
Reprodução Carta Capital
Conversa entre Ministro do STF Gilmar Mendes e Aécio Neves comprovam que tentaram barrar a Lava Jato

Conversa entre Ministro do STF Gilmar Mendes e Aécio Neves comprovam que tentaram barrar a Lava Jato

Joesley Batista vem provando ser um empresário corrupto tipo exportação, visto que deixou o Brasil, com a família, após fazer delações com provas contra Michel Temer (PMDB) e outros políticos, como o ex-senador tucano Aécio Neves (PSDB).

A multinacional JBS, grupo que tem mais de 60 unidades no estrangeiro, está sob investigação da justiça por suposto favorecimento do BNDES (operação Bullish), mesmo assim o magnata do grupo conseguiu autorização da justiça para sair do país.

Em encontro gravado por Joesley com o presidente golpista Michel Temer (PMDB), no Palácio do Jaburu, é falado sobre diversos crimes como obstrução à Justiça, suborno de procuradores e compra de informações privilegiadas. Em alguns trechos da conversa Temer concordou com os crimes e ainda disse que estava “ótimo”.

O empresário fala abertamente ao peemedebista que vinha usando juízes e procuradores da República em seu beneficio.

Trecho da conversa:

Joesley Batista: É investigado. Eu não tenho ainda denúncia. Aqui eu dei conta de um lado o juiz, dar uma segurada. Do outro lado, o juiz substituto, que é um cara que ficou…

Michel Temer: Está segurando os dois?

Joesley Batista: Tô segurando os dois.

Michel Temer: Ótimo, ótimo.

Joesley Batista: Eu consegui um procurador dentro da força-tarefa que tá, também tá me dando informação. E lá que eu tô para dar conta de trocar o procurador que está atrás de mim. Se eu der conta, tem o lado bom e o lado ruim…

O próprio Ministro do STF Gilmar Mendes foi gravado, pela Polícia Federal, em conversa com o então presidente do partido tucano, Aécio Neves, na qual prometia barrar a Operação Lava Jato. Mendes prometeu ajudar a aprovar o projeto de lei do abuso de autoridade. Esse projeto, de acordo com a Procuradoria-Geral da República, era um dos estratagemas usados pelo senador tucano para barrar as investigações da Operação Lava Jato.

Após prestar o último depoimento ao Supremo Tribunal Federal Joesley saiu sem tornozeleira, sem pedido de prisão, apesar de toda a corrupção comprovada.

tags
aécio Aécio Neves Batista Gilmar Gilmar Mendes Joesley Juízes
VEJA
TAMBÉM