O debate “Híbrido Etanol: O Motor do Futuro”, que acontece na próxima quinta-feira, dia 26, a partir das 14h, no Parque Tecnológico de Sorocaba, vai contar com especialistas na área de desenvolvimento de novas tecnologias e do setor automotivo. Entre eles, o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chag; o professor membro do departamento de Engenharia Química da FEI, Gerhard Ett; e o diretor de Tecnologia do Sindipeças, Gábor Dáek.
Rodrigo Marques, coordenador do Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo (CEMPQC); Wellington Damasceno, diretor administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC); e Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, também são presenças confirmadas para o evento.
O objetivo da atividade é debater a necessidade do desenvolvimento de uma nova tecnologia de energia limpa para automóveis e também os desafios e oportunidades para a mobilidade sustentável no País.
O presidente do SMetal, Leandro Soares, reforça a importância de trazer o debate para a região de Sorocaba, um dos principais polos industriais do Estado de São Paulo. “Além da Toyota, temos uma rede de autopeças que fornecem insumos para montadoras. Sendo assim, é fundamental que Sindicato, empresas, universidades e poder público se unam para essa discussão, buscando caminhos para uma tecnologia que preserve o meio ambiente, garanta a sustentabilidade e ainda possa ser uma grande geradora de postos de trabalho”.
O Brasil, que há décadas já utiliza o etanol como combustível limpo, é classificado como a primeira economia sustentável com base em biocombustíveis do mundo e seu etanol de cana-de-açúcar é considerado o combustível alternativo mais bem sucedido até o momento.
Entretanto, a indústria automobilística global passa atualmente por uma de suas maiores reinvenções e caminha para um futuro dominado pelo carro elétrico. Por isso a importância do desenvolvimento de veículos híbridos elétricos com propulsor à combustão flex ou movido exclusivamente a etanol.
O evento é organizado pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEM-CUT/SP); pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e pelo Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (CEMPEQC) e tem apoio dos Sindicatos de Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e do ABC, e das montadoras Toyota e Volkswagen.
SERVIÇO:
Híbrido Etanol: O Motor do Futuro
Quando: Dia 26 de maio de 2022 (quinta-feira)
Horário: a partir das 14h
Local: Parque Tecnológico de Sorocaba (Av. Itavuvu, nº 11.777)
Haverá transmissão ao vivo pelo site www.motordofuturo.com.br